Greve no Hospital do Açúcar chega ao 7º dia e profissionais cobram pagamento de férias e 13º

Greve no Hospital do Açúcar chega ao 7º dia e profissionais cobram pagamento de férias e 13º


Publicado em: 27/03/2017 17:24 | Autor: 337

Whatsapp

 

A greve que Auxiliares e Técnicos de Enfermagem realizam no Hospital do Açúcar, em Maceió, chega a seu sétimo dia, nesta segunda-feira (27). A direção do Hospital pagou apenas parte dos débitos e não estabeleceu uma data para quitar as férias e décimo terceiro dos trabalhadores.

Em greve desde o dia 21 de março, os profissionais cobram que a unidade hospitalar pague o salário referente ao mês de fevereiro, férias do mesmo período e metade do décimo terceiro que está em atraso desde o fim do ano passado.

Segundo o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal), a direção pagou apenas a faixa salarial que vai até R$ 2 mil e não sinalizou uma data de quando o restante será pago.

“Chegaram a pensar que a greve tinha sido encerrada, mas seguimos firmes aqui cobrando o que é nosso de direito”, afirmou.

Atrasos nos repasses e a bola de neve na saúde de Alagoas

Desde o segundo semestre do ano passado hospitais e, principalmente os trabalhadores, sofrem com o atraso no repasse de verba dos serviços prestados pelas unidades de saúde ao Estado. O Executivo Estadual modificou a forma de pagamento dos valores, que antes eram depositados todo dia 15 de cada mês subseqüente ao serviço prestado.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vem, desde então, argumentando que não tem condições de modificar as datas e desde que a situação vem sendo acompanhada pela Procuradoria Regional do Trabalho e Ministério Público Estadual a pasta fica de apresentar uma alternativa.

Na última audiência, realizada no dia 13 de março, o procurador do Trabalho, Cássio Araújo, deu até o dia 04 de maio para que o Estado apresente uma normalização acerca da contratualização dos serviços prestados pelas unidades de saúde.

Em dezembro do ano passado, a Secretaria da Fazenda informou que deveria garantir, até o Natal, os repasses relativos aos meses de setembro e outubro de 2016, depois que os hospitais denunciaram que não possuíam condições de pagar o 13º salário dos trabalhadores. Apenas parte dos benefícios foram pagos aos trabalhadores do Hospital do Açúcar, que aguardam receber até hoje metade do décimo terceiro.

 

Ascom Sateal