Auxiliares e técnicos de enfermagem podem fazer testes rápidos, normatiza Cofen

Auxiliares e técnicos de enfermagem podem fazer testes rápidos, normatiza Cofen


Publicado em: 30/09/2016 18:37 | Autor: 337

Whatsapp

 

Auxiliares e Técnicos de Enfermagem poderão a partir de agora realizar testes rápidos sob a orientação de um enfermeiro. A plenária do Conselho Federal de Enfermagem aprovou nesta quinta-feira (29/9), por unanimidade, parecer normativo atualizando as normas para a realização de testes rápidos pela equipe de Enfermagem.

Segundo explicou a conselheira federal Nádia Ramalho, os testes em questão são aqueles utilizados em triagem e apenas em caso “A realização de testes rápidos por técnicos de Enfermagem pode contribuir para o controle do HIV, sífilis e hepatites virais”, afirmou.  

Caso o resultado do primeiro exame seja positivo, o paciente deve ser encaminhado para profissional de nível superior. São necessários dois testes para a confirmação de diagnóstico.

Presentes da plenária, integrantes da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf/Cofen) ressaltaram que os profissionais de nível médico, com o devido treinamento, têm a formação e habilidade necessárias para a aplicação dos testes rápidos.

O parecer normativo, aprovado por unanimidade, revoga o parecer 01/2013, que se baseou em dispositivos anteriores já modificados pelo Ministério da Saúde. Utilizados para triagem, os testes rápidos são de fácil execução, não exigem infraestrutural laboratorial e ficam prontos em até 30 minutos.

Ascom Sateal - com informações Portal Cofen