MPF discutirá situação do Hospital do Açúcar em audiência pública

MPF discutirá situação do Hospital do Açúcar em audiência pública


Publicado em: 08/08/2016 18:16 | Autor: 337

Whatsapp

 

A caótica situação que se encontra o Hospital do Açúcar será tema de uma audiência pública no Ministério Público Federal em Alagoas (MPF) no próximo dia 16 de agosto. O objetivo é tratar da adequada prestação de serviços do Hospital à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No encontro estarão presentes representantes do Hospital do Açúcar, Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde, associações e sindicatos dos profissionais envolvidos. Um dos temas que serão debatidos é de importância dos trabalhadores da unidade, já que irá tratar dos atrasos salariais e também debater o motivo das últimas greves.

Os principais pontos que serão debatidos são: (1) quadro situacional dos serviços prestados aos pacientes do SUS no âmbito do Hospital do Açúcar (demandas, qualidade, fila de espera, reencaminhamentos); (2) obrigações e metas de atendimento previstas na contratualização celebrada entre a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e o Hospital do Açúcar; (3) atrasos nos pagamentos relativos ao Prohosp - Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/AL e consequências nos serviços de cirurgias do hospital; (4) movimentos grevistas no âmbito do Hospital do Açúcar e respectivo impacto sobre os serviços de cirurgias; (5) protocolo de reencaminhamento de pacientes do SUS nos casos de suspensão das cirurgias no Hospital do Açúcar.

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) e outras categorias vem se mobilizando por meio de um movimento unificado para tentar solucionar a demissão de funcionários e os atrasos salariais que ocorrem na unidade.

A crise se agravou no último ano e muitas categorias, como foi o caso dos auxiliares e técnicos de enfermagem, se viu obrigada a cruzar os braços para a direção pudesse atender aos pleitos pelo pagamentos de salários atrasados e outras demandas. A situação vem sendo mediada pela 19ª Procuradoria Regional do Trabalho em Alagoas (PRT/AL). 

 

Ascom Sateal