Sateal parabeniza profissionais pelo Dia Nacional da Saúde

Sateal parabeniza profissionais pelo Dia Nacional da Saúde


Publicado em: 05/08/2016 19:02 | Autor: 337

Whatsapp

 

Cuidar da saúde vai além de cuidar de si. No caso dos profissionais da Saúde significa dedicação a levar os melhores cuidados para o próximo. Neste dia 05 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Saúde, mas é também momento de refletir sobre o atual quadro da saúde pública e seguir na luta para que não haja o desmonte do setor.

O quadro atual do setor Saúde requer cuidados já que são vários os projetos de Lei que podem suprimir recursos e comprometer a assistência. Reflexo disso são as ações tomadas pelo Conselho Nacional de Saúde, a Frente Parlamentar da Saúde, a Confederação Nacional da Saúde, entre tantas outras entidades que vem redobrando a luta para evitar que o governo promova cortes de recursos e comprometa o serviço.

Em vários estados brasileiros os trabalhadores da saúde enfrentam problemas que vão desde estrutura nas unidades a falta de pagamentos. Há também a preocupação com a saúde do trabalhador. O Brasil ocupa hoje o quarto lugar em acidentes de trabalho, um dado preocupante que joga luz sobre a falta de equipamentos de proteção e condições dignas de trabalho.

Quando o dia Nacional da Saúde foi pensado, a ideia foi lembrar do nascimento do grande sanitarista Oswaldo Cruz. Quase 100 anos após a morte de Oswaldo Cruz, o panorama sanitário brasileiro teve grandes mudanças, especialmente na cidade do Rio de Janeiro onde o eminente sanitarista viveu a maior parte de sua vida.

No Dia Nacional da Saúde, a COI celebra a memória de um dos grandes nomes da saúde pública no país e reforça a necessidade de aprimoramento contínuo dos sistemas de informação para que as ações de saúde sejam eficientes, efetivas e justas.

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) parabeniza a todos os profissionais da Saúde pela comemoração desta data tão importante.

É preciso lutar!

É possível vencer!

 

Ascom Sateal