Salve vidas! Sateal incentiva campanha de doação de sangue

Salve vidas! Sateal incentiva campanha de doação de sangue


Publicado em: 17/06/2016 18:28 | Autor: 337

Whatsapp

 

Doar sangue significa salvar vidas. E não é clichê algum tal afirmação, pois quatro pessoas podem ser beneficiadas com uma bolsa de sangue. Apesar de ser um gesto tão nobre, os hemocentros espalhados pelo país sofrem com a falta de sangue, o que ocasiona graves problemas para unidades de saúde.

No último dia 14 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Apesar da Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendar que entre 3% e 5% da população de cada país doe sangue regularmente para manter os estoques cheios, no Brasil a realidade é bem diferente e o percentual de doação chega a apenas 1,8%.

O resultado é visível nas constantes campanhas para incentivar que as pessoas doem sangue. Em Alagoas as pessoas podem procurar o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), localizado no bairro do Trapiche, e o Hemopac que fica na Rua Itatiaia, no bairro do Farol. Já no interior há a opção do Hemoal de Arapiraca, situado na Rua Geraldo Barbosa Lima, no Centro.

Quem pode doar sangue

Todas as pessoas a partir dos 16 anos e até 69 anos podem ser doador de sangue. Doar sangue é simples, rápido e seguro. Não há riscos para o doador. A doação não é permitida para pessoas com peso inferior a 50kg; Pessoas que tiveram gripe a menos de uma semana ou hepatite após os 10 anos de idade; com Doença de Chagas ou que tenham tido contato  com o inseto "barbeiro"; Pessoas com sífilis ou gonorréia reincidentes; Pessoas que tem epilepsia; Pessoas que fizeram tatuagem, acupuntura ou piercings com material não descartável há menos de 1 na; Pessoas que tenham diabete tipo I; Mulheres em período de gestação ou até 3 meses após o parto; Pessoas com risco de terem sido expostas ao vírus da AIDS.

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) incentiva a doação de sangue! Salve vidas! 

 

Ascom Sateal com Agências