Sateal repudia autorização para técnicos atuarem sem supervisão de enfermeiro em Arapiraca

Sateal repudia autorização para técnicos atuarem sem supervisão de enfermeiro em Arapiraca


Publicado em: 20/05/2016 17:23 | Autor: 337

Whatsapp

 

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal) repudia o ato do secretário municipal de saúde de Arapiraca de autorizar a colocação de faltas nos servidores da saúde que se encontram em greve e também por orientar que os auxiliares e técnicos de enfermagem exerçam suas atividades nas unidades de saúde do município sem a supervisão de um enfermeiro.

O ato de autorizar que um profissional de nível técnico assuma as responsabilidades que cabem a um profissional de nível superior é irregular e fere os princípios que regem a atuação da categoria.

O comunicado da secretaria de saúde de Arapiraca erra ao tentar impedir que os servidores parem suas atividades por terem aderido a um movimento grevista que visa discutir reajuste salarial. É fato que toda paralisação acarreta danos à população, mas os profissionais não podem ser punidos com faltas, e, consequentes descontos salariais, ou tenham que ser obrigados a trabalhar sem a supervisão de um profissional competente.

Se de fato o Executivo municipal pretende cuidar e oferecer uma saúde de qualidade aos arapiraquenses, não é punindo e se omitindo diante das reivindicações dos trabalhadores que conseguirá prestar tais serviços à população.

O Sateal irá encaminhar ofício aos Ministérios Públicos Estadual e Federal e ao Conselho Regional de Enfermagem denunciando tal ato e cobrando providências. O Sindicato reitera sua luta por uma enfermagem mais valorizada.

 

Ascom Sateal