Presidente do CNS critica a terceirização da saúde no Brasil

Presidente do CNS critica a terceirização da saúde no Brasil


Publicado em: 09/05/2016 19:13 | Autor: 337

Whatsapp

 

Durante reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos, fez duras críticas à terceirização da saúde no Brasil. Ele afirmou que “quem não participa do financiamento do SUS quer se apropriar dele”.

O encontro aconteceu no dia 04 de maio e na ocasião Ronald disse que enquanto a União arca com praticamente todo montante dos fundos públicos, os recursos privados respondem apenas por 0,77%. Ao mostrar dados oficiais do governo, o presidente do CNS foi enfático. “O SUS corre grande risco. O mercado movimentado pela saúde é muito amplo e desperta o interesse de neoliberais. Por isso a importância de lutarmos por um financiamento adequado do SUS”, afirma.

A exposição de Ronald é uma dura crítica ao documento “Propostas para Saúde de um Novo Brasil”, elaborado e entregue pela Confederação Nacional da Saúde ao vice-presidente Michel Temer. O texto ressalta que a terceirização seria a solução para problemas na área e possibilita a contratação de empresas que prestam serviços especializados com maior eficiência e gera a diminuição de custos.

As propostas entregues ao vice-presidente também não foram bem aceitas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS). O tesoureiro-geral, Adair Vassoler, acredita que o fortalecimento do SUS é a melhor saída para a melhoria da saúde pública. “A representação patronal sempre defendeu o desmonte do SUS. O financiamento adequado, a gestão eficiente, a formação e qualificação dos trabalhadores, jornada de trabalho digna e salários justos. Esse conjunto de medidas vai resultar no SUS conforme preceitos constitucionais, da assistência de qualidade, integral e universal”, lembra.

Com informações SUS Conecta