Senador Paulo Paim defende trabalhador contra terceirização em audiência pública em Alagoas

Senador Paulo Paim defende trabalhador contra terceirização em audiência pública em Alagoas


Publicado em: 26/02/2016 19:58 | Autor: 337

Whatsapp

 

“Para quem diz que a terceirização vai gerar milhares de empregos, digo que a terceirização irá gerar milhares de demissões”. A afirmação contundente foi do senador Paulo Paim (PT/RS) durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), na tarde desta sexta-feira (26/02) para discutir a proposta ao Projeto de Lei da Terceirização, que ele é o relator.

O senador está percorrendo todos os estados brasileiros para conversar com deputados estaduais, senadores e a população em geral sobre o projeto que quer alterar as regras para a terceirização no Brasil. Ele é relator de uma proposta alternativa que visa garantir a regulamentação dos trabalhadores terceirizados e impedir que haja precarização nas relações de trabalho.

O tema movimentou o cenário político em 2015 e várias entidades ligadas ao setor Saúde mostraram repúdio e continuam cobrando que as regras não permitam que a terceirização atinja o setor fim saúde. Em Alagoas, o Movimento Unificado da Saúde já se posicionou contrário ao PL 618/15 e o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) também repudia a proposta. Em outubro do ano passado profissionais da Enfermagem realizaram na Orla de Maceió uma caminhada para alertar a população dos prejuízos caso o setor Saúde seja terceirizado. Fruto dessas atividades um documento conjunto foi assinado por várias entidades e destaca o posicionamento contrário a terceirização que ameaça o setor. 

À imprensa local, Paim afirmou que a orientação da Comissão responsável pela nova proposta é de rejeitar o projeto oriundo da Câmara Federal e aprovar a que está em construção e é fruto das visitas e conversas nos estados. Ele respondeu também questionamentos sobre a forma correta que a terceirização deve ocorrer.

“Só pode ser terceirizado atividade meio, que hoje principalmente é segurança e serviço de limpeza. O que você não pode é querer terceirizar tudo. Quarenta e cinco milhões de trabalhadores podem perder seus empregos se esta proposta de terceirização for aprovada. Infelizmente neste momento quem responde pelos trabalhadores é a Justiça e o próprio Tribunal Superior do Trabalho pediu que nós rejeitemos esse projeto”, defendeu.

Paim também destacou o posicionamento dos senadores, que em sua maioria devem rejeitar o projeto da Câmara que quer permitir terceirização na atividade fim e destacou que a aprovação de tal medida só iria prejudicar a classe de trabalhadores brasileiros.

“Para quem diz que a terceirização vai gerar milhares de empregos, digo que a terceirização irá gerar milhares de demissões. De imediato digo isto porque se eu tenho 100 empregados de carteira assinada numa empresa, quem vai ganhar sobre isso é a empresa que vai contratar esses trabalhadores. Isso gera redução de salários de trabalhadores. Não tem Papai Noel e milagre. Nessa história a empresa matriz quer ganhar, a que terceiriza também e só quem perde é o trabalhador”, avaliou.  

 

Ascom Sateal

*Crédito da Imagem: Vanessa Alencar/ CadaMinuto