Saiba diferenciar os sintomas da Dengue, Zika e Chikungunya

Saiba diferenciar os sintomas da Dengue, Zika e Chikungunya


Publicado em: 24/02/2016 20:09 | Autor: 337

Whatsapp

 

Nos últimos meses o país convive assustada com o crescimento dos casos de dengue, Zika e Chikungunya, todos transmitidos pelo mesmo vetor: o mosquito Aedes aegypti. Apesar disso, elas possuem sintomas parecidos e suas diferenças são importantes para identificar qual a doença e como proceder com o paciente.

Não existe tratamento específico para as infecções por estes vírus. A orientação do Ministério da Saúde é que na presença de qualquer sintoma, o paciente procure a unidade de saúde mais próxima. Além disso, deve fazer repouso e ingerir de bastante líquido durante os dias de manifestação de sintomas. Alguns medicamentos como ácido acetilsalicílico e outros anti-inflamatórios, podem aumentar complicações hemorrágicas, principalmente em caso de dengue. Por isso, ao apresentar os sintomas a pessoa não deve se automedicar.

DENGUE

Paciente apresentará febre acima de 38º C que dura entre 4 e 7 dias e em alguns casos podem aparecer manchas vermelhas no corpo a partir do 4º dia. Os pacientes com dengue sentem dores leves nas articulações. Coceira, hipertrofia ganglionar e hemorragias podem ocorrer com intensidade leve. São raros os casos de dengue que pacientes apresentam conjuntivite, edemas nas articulações ou algum acometimento neurológico.

ZIKA

Os pacientes com Zika não apresentam febre alta, geralmente ela ocorre no máximo dois dias durante o ciclo da doença. As manchas vermelhas aparecem em 90% dos casos nos dois primeiros dias dos sintomas. Pacientes com a doença apresentam dor leve ou moderada nas articulações, edema nas articulações, conjuntivite em quase 90% dos casos e coceira pelo corpo. Os pacientes com Zika também apresentam intensa hipertrofia ganglionar e podem ter algum acometimento neurológico.

CHIKUNGUNYA

Os pacientes com Chikungunya apresentam febre alta superior a 38º C entre dois e três dias do quadro de evolução da doença e manchas vermelhas surgem em pelo menos 50% dos casos entre o segundo e o quinto dia da doença. Os pacientes apresentam dor moderada ou intensa nas articulações, com possibilidade de edemas na região. As coceiras são leves, assim como a possibilidade de hemorragias. Há também incidência moderada de hipertrofia ganglionar. 

 

Ascom Sateal com informações Ministério da Saúde