Não é a primeira vez que o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) aciona a Justiça para fazer com que as empresas de saúde do Estado cumpram com seus deveres com os trabalhadores. Em mais uma vitória, a Justiça do Trabalho determinou a penhora de três veículos do Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (Ipas) para que fosse quitada uma dívida com os trabalhadores.
O Ipas administra o Hospital Regional Clodolfo Rodrigues de Melo, localizado em Santana do Ipanema, que não vinha cumprindo com a obrigação de implantar a escala de trabalho de seis horas diárias e 36 horas semanais.
Diante das irregularidades praticadas, o juiz Henrique Costa Cavalcante, da Vara do Trabalho de Santana do Ipanema, decidiu pela penhora dos veículos para o pagamento da multa, além de estabelecer um novo prazo para que a jornada de trabalho de 36 horas semanais seja de fato cumprida.
Na decisão, o juiz prorrogou até o dia 31 de janeiro de 2016 o prazo para que o Ipas adeque o horário diurno em seis horas diárias, com limite semanal de 36 horas.
Ascom Sateal