A Justiça do Trabalho em Arapiraca atendeu de forma favorável a uma ação interposta pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) e determinou que o Hospital Afra Barbosa, de Arapiraca, reintegre uma trabalhadora que foi demitida e não recebeu a verba rescisória. Ela havia sofrido um acidente de trabalho.
A trabalhadora sofreu um acidente com material perfuro cortante (agulha) em junho deste ano e acabou sendo demitida em agosto. Porém a empresa dispensou a trabalhadora e não pagou a verba rescisória nem cumpriu o que prevê as Leis trabalhistas, que estabelece um prazo legal de estabilidade ao empregado, conforme explicou o departamento jurídico do Sateal.
O descaso da empresa com o trabalhador não foi consentido pela Justiça, que acatou de forma positiva o pedido interposto pelo sindicato para que houvesse a reintegração e a garantia do recebimento de todos os benefícios.
“Nós tentamos dialogar com a direção do hospital para tentar resolver isto, mas como não houve acordo, acionamos a Justiça, que garantiu mais uma vez que os direitos trabalhistas sejam garantidos”, disse o líder do Sateal, Mário Jorge dos Santos Filho.
A trabalhadora foi reintegrada ao quadro de funcionários esta semana com a garantia de permanecer por um ano. A empresa poderá optar por manter como funcionária a trabalhadora ou dispensar, somente após o prazo de um ano. O hospital também terá que pagar os salários referentes aos meses de julho até a data da reintegração.
Ascom Sateal