Sateal move ação contra o H. Clodolfo Rodrigues por obrigar a compensação de horas a trabalhadores afastados por comorbidades durante a pandemia

Sateal move ação contra o H. Clodolfo Rodrigues por obrigar a compensação de horas a trabalhadores afastados por comorbidades durante a pandemia


Publicado em: 16/04/2021 19:32 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

O Sateal entrou, nesta segunda-feira (13), com ação na Justiça denunciando a gestão do Hospital Clodolfo Rodrigues, de Santana do Ipanema, por obrigar os trabalhadores da unidade afastados por comorbidades pela Justiça a compensar o tempo em que ficaram no afastamento. Em consequência disso, há profissionais que chegam a ficar 24 horas trabalhando dentro da unidade, situação considerada irregular e por isso denunciada. 

Esses profissionais, afastados por força da lei devido a pandemia do coronavírus, já foram imunizados e estão sendo convocados a retornar aos postos. Em um dos depoimentos colhidos pelo Sindicato, o trabalhador descreve a situação. 

“Complicado demais. Primeiro estão querendo que paguemos os dias afastados sem descanso e folga. Praticamente vamos morar no hospital. Sem falar que estão colocando as pessoas com comorbidades em setores críticos. Já teve gente que retornou e testou positivo no plantão da área vermelha e mesmo assim continuou no plantão até o dia seguinte”. 

O presidente chamou a atenção para a pressão exercida contra os profissionais, que estão retornando sem o acompanhamento médico. “A empresa está obrigando a cumprir a carga horária que eles passaram afastados ao longo desse tempo. Então tem que cumprir os horários normais da jornada, mais a compensação de horas, situação totalmente irregular”, destacou Mário Jorge.