CARTA ABERTA À SOCIEDADE: OS HERÓIS DA ENFERMAGEM PEDEM SOCORRO

CARTA ABERTA À SOCIEDADE: OS HERÓIS DA ENFERMAGEM PEDEM SOCORRO


Publicado em: 22/10/2020 13:30 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

Mal passada a batalha contra a Covid-19, a enfermagem luta agora contra a proposta de implantação da Escala de Trabalho 12x36h sem a folga semanal. Se aplicada, a jornada semanal cresce em 36h e a mensal passará de 144 para 180 horas, sem direito a folgas semanais ou feriados.

Os profissionais de enfermagem (Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares em Enfermagem) são grandes vítimas da própria condição e atuam quase todo o tempo sobrecarregados com jornadas extenuantes, doentes pelo excesso de trabalho e deprimidos pelo tratamento dado pelos empregadores.

Os patrões, as empresas de saúde que atendem as pessoas que moram em Alagoas não demonstram qualquer preocupação com as vidas da enfermagem e com a qualidade da assistência prestada, visam somente o lucro.

Cerca de 90% das instituições de saúde não cumprem com o dimensionamento determinado pelos Conselhos de Enfermagem, a saber, Resolução Cofen nº 543/2017. O Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem é um processo que determina o número de profissionais por categoria, para oferecer assistência de enfermagem de qualidade, livre de riscos.

Entre essas instituições incluem-se as instituições filantrópicas (que não pagam impostos) e já querem implantar a escala 12x36 para a assistência aos pacientes do SUS.

Essas instituições de saúde, quando não atendem o dimensionamento preconizado pelos Conselhos de Enfermagem, acabam indo de encontro com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), a saber, Portaria nº 529/2013, o qual objetiva contribuir para a qualidade do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.

Vários estudos comprovaram que a carga horária extensiva leva ao adoecimento massivo dos profissionais de enfermagem, tendo consequências drásticas na vida do próprio trabalhador e na vida do usuário dos serviços de saúde.

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de AlagoasSATEAL, juntamente com o Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas - SINEAL e a categoria de enfermagem rejeitam essa modalidade de escala 12X36h sem a folga semanal e está vigilante para denunciar quaisquer instituições que desrespeitarem os trabalhadores.

Maceió/AL, 07 de outubro de 2020.