Ato contra a jornada 12x36h sem folga para a enfermagem acontece nesta quarta-feira (7), a partir das 7h, na Praça Centenário

Ato contra a jornada 12x36h sem folga para a enfermagem acontece nesta quarta-feira (7), a partir das 7h, na Praça Centenário


Publicado em: 06/10/2020 13:43 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

Profissionais da enfermagem das redes privada e filantrópica promovem, nesta quarta-feira (07), a partir das 07h, um ato na Praça Centenário, para denunciar a sociedade e a imprensa a imposição da implantação da jornada 12x36h sem a folga semanal.

O ato será marcado pelo uso de faixas e a distribuição de panfletos denunciando a situação a cada parada dos semáforos situados no entorno da praça.  

Com a implantação da jornada, auxiliares, técnicos e enfermeiros passariam a trabalhar 36 horas semanais, elevando a carga horária 144 para 180 horas mensais, sem direito a folgas semanais ou feriados.

O Ministério Público do Trabalho já notificou as empresas e tentar mediar um acordo com os trabalhadores. Na denúncia enviada a Procuradoria, o Sateal apurou que a Santa Casa de Maceió e o Hospital do Coração vinham tentando coagir os profissionais a assinar individualmente à adesão a jornada, prática considerada irregular pelas Leis Trabalhistas em vigência no país.  

Os profissionais de enfermagem (Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares em Enfermagem) são grandes vítimas da própria condição e atuam quase todo o tempo sobrecarregados com jornadas extenuantes, doentes pelo excesso de trabalho e deprimidos pelo tratamento dado pelos empregadores.

Os patrões, as empresas de saúde que atendem as pessoas que moram em Alagoas não demonstram qualquer preocupação com as vidas da enfermagem e com a qualidade da assistência prestada, visam somente o lucro.