Trabalhadores da Santa Casa fazem protesto contra implantação de jornada irregular

Trabalhadores da Santa Casa fazem protesto contra implantação de jornada irregular


Publicado em: 15/09/2020 14:34 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

Auxiliares e técnicos de enfermagem realizam hoje, às 13:30, um ato contra a Santa Casa de Maceió, pela implantação da jornada 12x36h sem a folga semanal. O protesto, organizado pelo Sateal, acontecerá no Hospital principal, na Rua Barão de Maceió, no Centro. Os participantes estarão devidamente protegidos com máscaras, protetores e manterão o distanciamento.

A denúncia sobre a aplicação da jornada foi enviada a Procuradoria Regional do Trabalho na semana passada. O Sindicato tentou contato com a direção da empresa, mas não teve retorno. A medida, segundo os trabalhadores que estiveram na sede do Sindicato, passa a vigorar a partir do dia 20 de setembro.

Por Lei, a jornada 12x36h precisa ser discutida e homologada com acordo coletivo de trabalho envolvendo a empresa e o Sindicato, uma vez que tal decisão está vinculada a reajuste salarial, condições de trabalho, proteção do profissional e o dimensionamento de pessoal.

Profissionais obrigados a trabalhar 24h

Os trabalhadores presentes no Sindicato denunciaram a precariedade nas condições de trabalho da Santa Casa. Em vários setores das unidades, os profissionais estão sendo obrigados a fazer uma jornada de 24h, faltam locais para descanso, equipes insuficientes para a realização do revezamento noturno e a alimentação fornecida é de má qualidade.

Canal de denúncias segue aberto

O presidente reforça que casos como o da Santa Casa de Maceió devem ser denunciados pelos trabalhadores ao Sindicato pelo (82) 99612-9937 ao Coren, pelo (82) 98220-9787 ou ainda a Procuradoria Regional do Trabalho, pelo (82) 2123-7900. A identidade do denunciante estará preservada.