Sateal lamenta morte de técnica de enfermagem em Alagoas por Covid-19

Sateal lamenta morte de técnica de enfermagem em Alagoas por Covid-19


Publicado em: 13/05/2020 15:49 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas (Sateal), lamenta o falecimento de Alaine Nascimento, técnica de enfermagem na Cooperativa dos Profissionais da Área de Atenção à Saúde de Alagoas (Coopsano) e vítima da Covid-19. A profissional foi o primeiro caso no estado e morreu nesta terça (12), no dia internacional do enfermeiro.

A técnica apresentou sintomas leves no início da contaminação e foi afastada do trabalho. Nos últimos quatro dias antes do seu falecimento, Alaine começou a ter piora no quadro e morreu a caminho da Unidade de Pronto Atendimento do Tabuleiro quando buscava socorro.

“Infelizmente, a realidade do auxiliar e do técnico de enfermagem é de exposição e total falta de amparo no exercício de sua função. E essa não é uma situação vivida apenas nesse período de pandemia. Todos os dias acontecem casos de desrespeito aos profissionais, que são linha de frente no atendimento. A dor da família é a nossa também, pois perdemos uma pessoa que atuava de maneira abnegada, com o propósito de preservar e salvar vidas”, destacou Mário Jorge.  

Desde o início da pandemia já foram 371 profissionais de enfermagem afastados dos seus postos de trabalho. Destes, 280 suspeitos e 91 confirmados, segundo dados do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL). Os números, porém, estão subnotificados, uma vez que empresas privadas e filantrópicas não estão comunicando os números de profissionais contaminados.