Entidades repudiam ataque de médico à técnica de enfermagem

Entidades repudiam ataque de médico à técnica de enfermagem


Publicado em: 05/03/2020 14:20 | Fonte/Agência: Ascom CNTS

Whatsapp

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS publicou nota oficial, em fevereiro, manifestando a indignação e repúdio aos ataques do médico José Gilberto Luna Sobrinho à técnica de enfermagem do Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. A profissional estava trabalhando quando foi humilhada verbalmente pelo médico, que alegou estar sob efeitos do álcool.

Infelizmente, médicos que agridem e menosprezam a formação e o exercício profissional da enfermagem são mais comuns do que imaginamos. A CNTS lamenta que ainda ocorra estes fatos e luta para que o bullying, a violência e o assédio sejam banidos do ambiente de trabalho. Alertamos para que os trabalhadores e dirigentes sindicais denunciem as agressões. O basta à humilhação depende também da informação, organização e mobilização dos trabalhadores.

Destacamos ainda que a construção da saúde pública brasileira deve ser coletiva, tendo em vista que uma assistência segura e de qualidade é alicerçada na multidisciplinaridade, valorizando o papel de cada profissão. Um ambiente de trabalho saudável é uma conquista diária possível na medida em que haja vigilância constante objetivando condições de trabalho dignas, baseadas no respeito ao outro e na cooperação.