Sem acordo, TRT adia julgamento do dissídio coletivo para o dia 21 de janeiro

Sem acordo, TRT adia julgamento do dissídio coletivo para o dia 21 de janeiro


Publicado em: 17/12/2019 19:36 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

Sem acordo, TRT adia julgamento do dissídio coletivo para o dia 21 de janeiro

Trabalhadores lotaram sala do pleno e não descartam possibilidade de greve na rede privada e filantrópica

Aconteceu nesta terça (17), no pleno do Tribunal de Justiça do Trabalho em Maceió, mais uma etapa da audiência de conciliação envolvendo os profissionais auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam na rede privada e filantrópica de Alagoas. Como não houve avanço, uma nova tentativa de acordo deverá acontecer no dia 21 de janeiro.

Entre os principais pontos da convenção coletiva em discussão, a implantação da jornada de 12x36h diurnas ou noturnas sem direito a folga semanal. A proposta já acatada entre as partes informalmente assegura que contratos em vigência não sofrerão alterações, salvo se o trabalhador optar pela mudança na jornada.

A nova carga horária passaria a valer para profissionais contratados a partir da nova convenção. Os trabalhadores, no entanto, já têm ciência que a jornada, posta em prática, compromete a saúde do trabalhador e assistência ao paciente.     

O procurador do Trabalho, Rafael Gazzanéo, informou que vai convocar representantes dos Sindicatos dos trabalhadores e dos Hospitais para mediar uma proposta que garanta a manutenção das folgas para os novos contratos.

O presidente do Sateal, Mário Jorge, afirma que os profissionais seguirão mobilizados e não descarta greve geral, caso não haja sensibilização por parte das empresas. “Não temos as cláusulas básicas da convenção respeitadas, a exemplo do dimensionamento, melhores condições de trabalho e salário. Implantar uma jornada que compromete trabalhador e paciente é aumentar o risco de maiores problemas no setor”, destacou.