Banco de leite da Santa Mônica necessita de doadoras

Banco de leite da Santa Mônica necessita de doadoras


Publicado em: 10/09/2019 14:01 | Fonte/Agência: Ascom com G1/AL

Whatsapp

 

Banco de leite da Santa Mônica necessita de doadoras

Campanhas de doação precisam ser permanentes, uma vez que o consumo do leite é diário

O recém-nascido encontrado por um pescador na semana passada no bairro do Trapiche continua internado e em estado grave. Ele começou a se alimentar de leite materno, mas como não tem a mãe, ele depende de doação. Assim como ele, outros bebês que estão na unidade também precisam de leite, mas o estoque da Maternidade Santa Mônica, em Maceió, é insuficiente para atender a demanda.

O bebê tem 28 semanas e luta para sobreviver. “Um bebezinho que passou por uma situação muito crítica e não morreu por um milagre. Está numa situação grave, porém em um quadro clínico estável de ganho de peso e recuperação como um todo”, explica Daniela Bulhões, pediatra.

Ele começou a se alimentar nesta segunda (9), e está reiniciando a dieta, o que torna o leite materno imprescindível. Mas o estoque do banco de leite está baixo. Só para se ter uma ideia, 52 bebês estão internados no momento, e o estoque só consegue suprir 40% da demanda.

Andréa Pinheiro, coordenadora do Banco de Leite da Santa Mônica, explica que mesmo com uma grande campanha realizada no mês de agosto, nem a meta de arrecadação e nem o número ideal de mães doadoras - mulheres que produzem leite em excesso durante o período de lactação -, foi alcançado. “Se não conseguirmos manter essa alimentação estamos comprometendo a recuperação das crianças”.

Pelo número 3315-4434 qualquer pessoa pode ligar para a maternidade, que leva até a doadora o kit para ordenha e armazenamento do leite. A Santa Mônica se encarrega de buscar o leite materno quando o recipiente estiver no nível desejado.

O processo para doar é bem simples, e pode ajudar a salvar centenas de crianças. O Sateal alerta as profissionais mães que trabalham nas unidades públicas e privadas de Alagoas que doem e incentivem as outras mães e pacientes a promoverem esse gesto de amor incondicional.