Juíza destaca o papel do Sindicato no combate a violência e ao assédio no setor saúde

Juíza destaca o papel do Sindicato no combate a violência e ao assédio no setor saúde


Publicado em: 04/09/2019 14:38 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

Juíza destaca o papel do Sindicato no combate a violência e ao assédio no setor saúde

Para a juíza Bianca Calaça, Sindicato é um grande instrumento de transformação             

Na continuidade da conversa com a juíza Bianca Calaça, do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), a magistrada explica o papel dos Sindicatos na proteção e garantia dos direitos e no levantamento de informações que podem ajudar os órgãos a mapear as necessidades dos trabalhadores, além de proporcionar a realização de estudos e pesquisas com foco em medidas preventivas que visem minimizar ou transformar os locais de trabalho.  Confira a resposta da juíza.  

Sateal - Qual a importância da denúncia de assédio via sindicato? (CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO)

Bianca Calaça - O Sindicato é um ente despersonalizado e atua como reforço ao trabalhador. Quando o Sindicato aparece não há demanda individual. Quando um trabalhador procura o Sindicato e relata sua situação, ele se protege sob o aspecto individual e ao mesmo tempo presta um serviço a sua categoria, porque ele traz a identificação da situação e a contabilização oficial, permitindo que ela seja tratada e resolvida.

Algumas vezes apenas uma visita do Sindicato a empresa pode resolver um problema pontual, em outras situações os casos podem culminar numa ação na Justiça, isso pode trazer benefícios mais amplos que não vão abranger apenas aquele trabalhador que fez a denúncia, mas a vários profissionais de uma mesma categoria.

O registro no Sindicato propicia a geração de informações oficiais, orientando estudos, políticas públicas e uma série de outras ações. No programa Trabalho Seguro, inciativa do TRT, nós conseguimos identificar as necessidades de um trabalho de conscientização junto aos profissionais da saúde em relação ao esclarecimento do que é a violência e o assédio no ambiente de trabalho exatamente porque identificamos que estava havendo muito adoecimento nesse segmento. Nós buscamos essas informações justamente nos Sindicatos da categoria. O sindicato é sim, um grande instrumento de transformação.