Assembleia aprova documento conjunto que é contra a terceirização da Saúde em Alagoas

Assembleia aprova documento conjunto que é contra a terceirização da Saúde em Alagoas


Publicado em: 31/08/2015 20:33 | Autor: 337

Whatsapp

 

O auditório do Sindicato dos Bancários, no Centro de Maceió, ficou lotado para se debater melhorias e orientações aos profissionais da Enfermagem de Alagoas. O encontro resultou em um documento conjunto que destaca o posicionamento com relação às condições de trabalho dos profissionais e da forma como a terceirização afeta o setor.

A discussão envolve o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal), o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), a Associação Brasileira de Enfermagem em Alagoas (Aben) e o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas (Sineal), que decidiram discutir de forma unificada um posicionamento frente a decisão do Instituto Saúde e Cidadania (Isac) de não modificar a situação do processo seletivo para contratação de profissionais para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche, em Maceió. Além disso, as entidades querem promover o bem estar dos profissionais da Enfermagem.

Na assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (31), foi lido e aprovado o documento, onde é exposta a intenção de alertar as autoridades de como o dinheiro público vem sendo gasto, a importância dos profissionais da enfermagem no processo de assistência à saúde, além de sensibilizar para a necessidade de valorização profissional.

Também ficou definido que será implantado um processo de educação continuada com a finalidade de manter sempre informado os trabalhadores do que ocorre na área da Enfermagem. As entidades representativas ficarão responsáveis pela elaboração dos comunicados. As entidades também irão promover uma coleta de assinaturas para encaminhar às autoridades competentes mostrando que os profissionais se mostram contrários à terceirização das UPAs.

“Serão feitas também reuniões mensais com as entidades para discutir assuntos de interesse comum. A assembleia teve uma participação maciça de representantes de vários municípios e a ideia é estreitar essa relação”, afirmou o secretário executivo do Sateal, Edson Nascimento Batista. 

 

Ascom Sateal