Entidades de classe se reúnem na sede do Sateal para discutir providências sobre edital da UPA do Trapiche

Entidades de classe se reúnem na sede do Sateal para discutir providências sobre edital da UPA do Trapiche


Publicado em: 26/08/2015 18:23 | Autor: 337

Whatsapp

 

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) recebeu em sua sede, no último dia 24 de agosto, representantes entidades de classe para tratar de um posicionamento conjunto frente a decisão do Instituto Saúde e Cidadania (Isac) de não modificar a situação do processo seletivo para contratação de profissionais para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche, em Maceió.

O edital lançado para a contratação dos profissionais de vários níveis de enfermagem não atende as normas de contratação, remuneração e trabalho previstas nas convenções coletivas dos profissionais da enfermagem. O tema vem sendo discutido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren), o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas (SINEAL), o Sateal e a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), que tentam sensibilizar a empresa terceirizada para os riscos de adotar tais medidas no processo seletivo.

A mobilização para alertar as autoridades públicas sobre a situação da UPA deve render ainda um documento elaborado em conjunto para ser encaminhado à prefeitura de Maceió, à Câmara de Vereadores, Ministério Público Estadual (MPE) e outros órgãos competentes para definir a situação.

“O objetivo das ações tratadas em conjunto é mostrar às autoridades como que o dinheiro público será gasto, já que os trabalhadores serão contratados tendo como base da CLT e entendemos que deveria haver um piso salarial específico para quem atuará na UPA. Em outros estados existem acordos coletivos especificamente para as UPAs e aqui não possui ainda”, explicou Mônica Valéria Xavier, advogada do Sateal. 

 

Ascom Sateal