Em sessão solene, Fórum da Enfermagem pede aprovação das 30 horas

Em sessão solene, Fórum da Enfermagem pede aprovação das 30 horas


Publicado em: 13/05/2015 17:15 | Autor: 337

Whatsapp

 

A Câmara dos Deputados realizou no dia 11 de maio uma sessão solene em homenagem ao profissional da Enfermagem. Oficialmente, o dia 12 é a data que os profissionais comemoram seu dia. O evento, solicitado pelo deputado Wilson Filho (PTB-PB) e pela deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), contou com a participação de mais de 300 pessoas e atendeu a demanda do Fórum Nacional da Enfermagem – 30 Horas Já!, que mais uma vez cobrou a votação imediata do PL 2.295/2000.

Durante a sessão, alguns parlamentares mostraram apoio à categoria e comprometimento em buscar formas de auxiliar com que projetos relativos a Enfermagem tenham celeridade na Casa. O coordenador da Frente da Enfermagem, deputado Wilson Filho, afirmou que os profissionais ocupam posição de muita importância no cenário da saúde nacional e destacou a necessidade de se buscar melhorias para o setor.

“A enfermagem representa mais de 50% dos profissionais de saúde em todo o Brasil. A saúde está na UTI e só não veio a óbito por causa dos profissionais da enfermagem, que dão duro todos os dias para cuidar da melhor forma os pacientes que vêm até eles”, afirmou.

Já o deputado MauroPereira (PMDB-RS) se prontificou para ajudar, intermediando a comunicação com o presidente da Casa que é do mesmo partido. A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) também manifestou apoio ao PL 2.295/00. “Saúde é direito à vida. Todos os profissionais da enfermagem são semeadores da vida. A saúde não pode mais ser medicocentrada. Este parlamento precisa cuidar melhor das pautas daqueles que cuidam da saúde do povo”. Kokay destacou que, no Distrito Federal, os profissionais da enfermagem já trabalham com jornadas reduzidas, de 20 horas. “Ao aplicarmos esta jornada não falimos o Estado. E por que não podemos repeti-la a nível nacional? Quanto ao financiamento dos filantrópicos, devemos sim discutir, mas não à custa dos profissionais da enfermagem”, disse.

Para o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal), Mário Jorge Filho, que também é diretor de assuntos legislativos na CNTS e foi um dos representantes da Confederação, o encontro é positivo para as pautas em debate, mas destacou a necessidade de empenho da bancada alagoana em buscar recursos para o Estado. “Passamos por graves problemas na saúde com atrasos de salários dos trabalhadores, falta de pagamento a fornecedores e a falta de perspectiva de melhora. Eles precisam mostrar engajamento ao setor fim saúde em Alagoas”, destacou.

A vice-presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros - FNE, Shirlley Moralles, aproveitou a oportunidade para homenagear as mães que são profissionais da enfermagem. “Não poderíamos deixar de falar das mães da enfermagem. Além da exaustiva jornada de trabalho, ainda enfrentam a terceira jornada que é a família. Para dar dignidade a todos os trabalhadores e trabalhadoras da enfermagem precisamos com muita urgência aprovar o PL 2.295. Precisamos que o parlamento faça cumprir os compromissos feitos com a enfermagem”, completou.

 

Ascom Sateal - com informações CNTS