Com débitos milionários, secretários de saúde de Maceió e Arapiraca vão a Brasília em busca de recursos

Com débitos milionários, secretários de saúde de Maceió e Arapiraca vão a Brasília em busca de recursos


Publicado em: 18/03/2015 18:50 | Autor: 337

Whatsapp

 

A crise na saúde de Alagoas parece ser um buraco que quanto mais se cava, mais problemas aparecem. Maceió e Arapiraca estão em situação calamitosa por conta da falta de recursos para custear os serviços de Média e Alta Complexidade e nesta quarta-feira (18) os secretários municipais de saúde foram até Brasília para buscar ajuda junto ao Ministério da Saúde.

Em Arapiraca, a Secretaria Municipal de Saúde possui um débito de R$ 1 milhão referentes a pagamentos não realizados aos prestadores de serviço em oncologia, o que obrigou a redução nos atendimentos. Em Maceió, os cortes de 30% atingiram em cheio o Teto MAC, que também resultou falta de pagamento dos serviços contratados ou a contratar de radioterapia e quimioterapia.

Tal alerta sobre a iminência de caos na Saúde já vem sendo feito pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal) há algum tempo, denunciando o descaso do governo federal no envio de recursos públicos.

Nos últimos meses profissionais da saúde vem sentindo na pele esses efeitos com salários e outros benefícios atrasados. Um pedido de socorro foi feito por Mário Jorge Filho, presidente do Sateal, durante encontro com o deputado federal Marx Beltrão. O parlamentar ficou ciente das dificuldades do setor no Estado e se comprometeu em buscar ajuda financeira.

 

Ascom Sateal