Uma das competências de qualquer entidade sindical é realizar a defesa dos direitos e interesses da classe trabalhadora. O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal) é reconhecido pelos órgãos que defendem os trabalhadores pela sua atuação e quer orientar os profissionais da saúde que não são filiados ao Sindicato como proceder para a realização de denúncias trabalhistas.
Segundo o presidente da entidade, Mário Jorge Filho, o Sateal está de portas abertas para receber aqueles profissionais auxiliares e técnicos que ainda não se filiaram por motivos diversos, mas que possuem dificuldades trabalhistas, já sofreram agressões, assédio moral em ambiente de trabalho ou flagraram alguma irregularidade grave que comprometa a realização de suas atividades.
“Quem tem interesse em entrar com uma ação judicial por motivos diversos e ainda não é filiado pode procurar o Sateal, fazer a filiação e a denúncia. Destaco a importância de ser filiado pela cobertura e ajuda que enquanto entidade sindical podemos oferecer aos profissionais”, completou.
Na semana passada, uma das denúncias feitas pelo Sateal à Justiça resultou na condenação do Estado de Alagoas a pagar aos técnicos e auxiliares que atuam nas unidades estaduais os adicionais de insalubridade.
O Sateal também ajuizou uma ação cobrando o retroativo referente aos últimos cinco anos que não foram pagos de adicional de insalubridade dos trabalhadores.
Ascom Sateal