Conselho de Saúde quer auditoria para apurar reforma na Santa Mônica e audiência com governador

Conselho de Saúde quer auditoria para apurar reforma na Santa Mônica e audiência com governador


Publicado em: 25/02/2015 18:14 | Autor: 337

Whatsapp

 

A falta de investimentos no setor saúde em Alagoas foi um dos principais temas discutidos durante a última reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES). Do encontro ficou definido que será solicitada uma audiência com o governador Renan Filho para discutir a demanda.

Segundo Mário Jorge Filho, presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal), durante a reunião os membros do Conselho discutiram sobre a falta de repasses para a Saúde por parte do governo estadual, o que acaba gerando um efeito dominó. “A falta de repasses gera salários atrasados, que gera o não pagamento de despesas por parte dos servidores, que reflete em insatisfação e greves”, comentou.

O Conselho irá solicitar uma reunião com o governador Renan Filho para tentar encontrar uma forma de se melhorar esse diálogo e fortalecer a rede de saúde que atua em Alagoas.

Nesta quarta-feira (25), foi publicada no Diário Oficial do Estado uma portaria do Conselho Estadual de Saúde para que seja apurada através de auditoria os recursos federais enviados para a reforma realizada na Maternidade Escola Santa Mônica.

A solicitação será feita ao Ministério Público Federal (MPF), à Controladoria Geral da União (CGU) e ao Ministério da Saúde. A maternidade foi interditada após um curto circuito no prédio que ficou sem energia durante cinco horas, o que forçou a transferência para outros hospitais.

O prédio ficará interditado até que as obras sejam concluídas. O Conselho Regional de Medicina já havia emitido um parecer onde afirmava que a unidade não possuía condições estruturais de reabrir para atendimento à população. 

 

Ascom Sateal