*Foto G1 Alagoas
Revoltados com o descaso com os trabalhadores da saúde de União dos Palmares, servidores do município junto com outros setores e representantes sindicais realizaram um protesto que bloqueou a Avenida Juca Sampaio, no Barro Duro em Maceió na manhã desta sexta-feira (09).
Eles afirmaram à imprensa que não há condições de manter os serviços públicos de saúde na cidade. Eles estão com os salários de dezembro atrasados e temem que também não recebam os valores referentes a janeiro.
A situação da população que precisa de atendimento médico na cidade é caótica. Por conta da falta de pagamentos, todas as unidades de saúde do Programa de Saúde da Família estão fechadas.
O hospital São Vicente de Paulo também não está realizando atendimentos. O prefeito Beto Baía disse que o Ministério da Saúde realizou o pagamento de 30% dos repasses que estavam atrasados e com isso ele garante que a unidade voltará a funcionar.
A urgência do hospital foi fechada às vésperas do natal pela própria direção da unidade, que não realizou nenhum tipo de comunicado às entidades sindicais e pegou os trabalhadores de surpresa.
O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal), Mário Jorge Filho, disse na ocasião que o procedimento adequado em greves e paralisações é que sejam comunicadas os sindicatos e a própria Justiça sobre a atividade, a fim de que não haja prejuízos.
Ascom Sateal com Agências