Nova presidente do Cofen defende valorização e investimentos para a Enfermagem

Nova presidente do Cofen defende valorização e investimentos para a Enfermagem


Publicado em: 12/12/2014 17:51 | Autor: 337

Whatsapp

 

Recém-nomeada para conduzir a presidência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a conselheira federal Irene Ferreira foi entrevistada pelo Sateal para falar dos objetivos e expectativas para sua gestão à frente do órgão. Ela afirmou que uma das principais bandeiras de luta do Conselho será promover a valorização da Enfermagem, com investimentos na estruturação e na fiscalização dos Conselhos regionais.

Irene – que ocupava a vice-presidência – assumiu a presidência do Cofen no final do mês de novembro na vaga deixada por Oswaldo Albuquerque. Ele assume o comando do Conselho Regional do Ceará.

Ao Sateal Irene falou um pouco de como pretende conduzir o projeto para a Enfermagem e também da relação com as regionais e ações que devem ser realizadas ao longo do próximo ano.

“Nosso principal objetivo é promover a valorização da Enfermagem através do entendimento do papel do profissional. Iremos ter dois eixos básicos de trabalho, onde um envolve um trabalho de estruturação continuada das regionais, tanto de forma física, como promovendo capacitações. Também iremos reforçar a fiscalização nos conselhos de cada Estado para que postos de trabalho não estejam sendo ocupados por profissionais que não sejam da área”, explicou.

A nova presidente do Cofen também destacou que irá atuar para que haja uma maior aproximação com sindicatos e entidades representativas para promover discussões que envolvam questões salariais, mas também ações voltadas para a aprovação do Projeto de Lei que fixa em 30 horas semanais a jornada de trabalho dos profissionais da enfermagem.

“Tivemos renovação nas casas legislativas e teremos que retomar o trabalho voltado a explicar e conscientizar nossos parlamentares para a importância de se aprovar esse Projeto. É uma luta antiga que está há anos emperrada na Câmara Federal e não podemos esquecê-la. Por isso destaco a importância da parceria com os sindicatos e associações”, disse.

Com relação às ações em prol dos profissionais da enfermagem, Irene destacou a realização de um estudo que irá traçar um diagnóstico da enfermagem no Brasil que irá subsidiar projetos e poderá nortear políticas públicas voltadas para o setor.

O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal), Mário Jorge Filho, disse que espera que a nova gestão do Cofen atue de forma integrada sem esquecer os sindicatos dos técnicos de enfermagem e que também realize ações voltadas para as regiões carentes do país.

“A enfermagem não é composta somente de enfermeiros padrão, há também os técnicos e auxiliares que muitas vezes atuam de forma decisiva nas unidades hospitalares de todo o país. Falar de ações para o setor é também pensar nesses profissionais”, completou. 

 

Ascom Sateal

* Foto: Ascom Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)