Diretor da CNTS e presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, ministra oficinas Brasil afora

Diretor da CNTS e presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, ministra oficinas Brasil afora


Publicado em: 03/10/2014 16:36 | Autor: 327

Whatsapp

 

Durante todo o mês de agosto o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde (CNTS), presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) e membro do Confn, Mário Jorge Filho, participou como instrutor das oficinas regionais: financiamento e 25 anos do SUS, uma série de capacitações em diversas cidades do Brasil que teve como objetivo orientar aos conselheiros da saúde nas esferas estaduais.

De acordo com Mário Jorge Filho, a experiência foi importante já que proporcionou aos conselheiros estaduais a chance de sanar dúvidas sobres suas atividades. Na ocasião, os instrutores também puderam conhecer as diversas realidades dos participantes. “Acredito que esta ação preencheu uma lacuna no que diz respeito à falta de capacitação e acompanhamento para integrantes de alguns conselhos. Também tivemos acesso a informações importantes para o futuro das atividades dos Conselhos Estaduais de Saúde. Em muitos lugares fomos alertados de que este importante órgão não possui autonomia para trabalhar, ficando submetido aos gestores. Isto é um absurdo”, elucidou Jorge.

Entre as cidades contempladas com as capacitações estiveram Curitiba, São Paulo, Brasília, Fortaleza e Salvador. O diretor da CNTS também aproveitou a ocasião para agradecer à presidente nacional da Associação Brasileira de Enfermagem, Maria do Socorro Belmont, pela prioridade destinada às capacitações para a Conferência da Saúde do Trabalhador, que ocorre em dezembro de 2014, e o anúncio da tão aguardada 14 Conferência da Saúde, quedeve acontecer até o final de 2015.

 

Anyelle Cavalcante /Ascom Sateal