Sateal lança cartilha da CNTS em seminário sobre a NR32

Sateal lança cartilha da CNTS em seminário sobre a NR32


Publicado em: 19/11/2013 17:46 | Autor: 324

Whatsapp

 

Servidores de diversas unidades de saúde da rede estadual participaram, nesta quarta-feira (23), em Maceió, do Seminário sobre a Norma Regulamentadora (NR32), promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador em parceria com o Hospital Geral do Estado (HGE). A iniciativa visa conscientizar e orientar os profissionais sobre a importância dos cuidados que devem adotar durante as suas atividades para evitar acidentes de trabalho.
 
A solenidade de abertura do evento contou com a participação do coordenador de Ações Estratégicas, Robson José da Silva, do presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, da diretora em Vigilância em Saúde do trabalhador, Gardênia Santana, e da gerente de Internação do HGE, Virgínia Sarmento.
Durante abertura do evento, o coordenador de Ações Estratégicas da Sesau, Robson Silva, afirmou que o seminário representa uma oportunidade para os servidores fortalecer a integração entre o trabalho e a instituição, como também, para ampliar seus conhecimentos.
 
O evento também contou com o lançamento da cartilha NR32: Boas Condições de trabalho exigem saúde e segurança para o trabalhador (a) da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS). Na oportunidade, Mário Jorge Filho falou sobre a necessidade de usar os equipamentos de proteção individual e os paramentos que visam não só proteger o paciente, como também os trabalhadores.
 
“Todos sabemos que é proibido entrar e sair da unidade ou trabalhar em outro local com o mesmo fardamento, sob o risco de sofrer punição administrativa. Os profissionais que possuem alguma deficiência ou doença devem procurar o médico para obter laudo patológico e encaminhamento ao médico do trabalho”, reforçou.
A parceria entre as duas unidades foi destacada pela diretora Gardênia Santana e  ressaltou  a importância dos servidores terem informações sobre a NR 32, uma vez que no Brasil  acidentes de trabalho com material biológico está entre os primeiros, o mesmo ocorrendo em Alagoas, onde 50% dos casos detectados são com esse tipo de produto. “Esse é um tema que precisa ser colocado em prática. É um compromisso de todos e cada um deve fazer a sua parte”.
 
Para a gerente de Internação do HGE, Virgínia Sarmento, essa é mais uma oportunidade para os profissionais atualizarem seus conhecimento e colocarem em prática nas unidades de saúde em que trabalham.
 
No Brasil, cerca de quatro mil pessoas morrem anualmente por acidente de trabalho. E, eles ocorrem entre jovens na faixa etária entre 25 e 29 anos. Os dados foram apresentados pela engenheira do trabalho do HGE, Flávia Bartira Pedro Silva, que ministrou a palestra de abertura sobre a Norma Regulamentadora. Ela ressaltou a importância de todos os servidores terem conhecimento sobre a NR32, acrescentando que há acidentes que podem sequelar o trabalhador para toda vida.
 
Ainda de acordo com a programação, a psicóloga Carmem Lúcia Marques, falou sobre o tema  “Estresse Nosso de Cada Dia”. Os participantes tiveram um momento de atividade de alongamento com a fisioterapeuta Flávia Leal.
 
Também houve palestras sobre Processo de Notificação de Acidentes do Trabalho, com a enfermeira Maria das Graças Cajueiro; Históricos e Principais Aspectos da NR 32, Aplicabilidade, Fluxo, Implantação e Gerenciamento, tendo a frente um técnico da Procuradoria Regional de Trabalho e Emprego.
 
A infectologista Maria Raquel dos Anjos falou sobre as principais Moléstias Infectocontagiosas no Ambiente Hospitalar e Protocolos de Atendimento de Trabalhadores da Saúde Expostos a Agentes Biológicos.
 
NR - 32
A NR 32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
 
Fonte: Assessoria Sateal com Sesau