Entidades da enfermagem brasileira estão notificando e enviando notas de repúdio à emissora Rede Globo e ao autor da novela das 9 horas, Amor à Vida, Walcyr Carrasco. O Sateal enviou documento pedindo o fim das cenas que colocam a profissão em situação vulnerável.
No entendimento das instituições que representam a categoria, situações que acontecem no denominado Hospital San Magno, vêm sendo julgadas como constrangedoras perante aos profissionais e sociedade, tais como: “Troca de pulseira e criança recém – nascida”; “Adulteração de prontuários”; “Falsificação de documentos de parturientes e recém nascido”; “Termos pejorativos como exemplo: Enfermeira Gostosa”; “ Conivência de Enfermeira com tentativa de homicídio”; “Ausência de cuidados com o paciente”, etc.
O presidente do Sateal reforça a necessidade do cuidado dos autores ao reproduzir cenas que envolvam o atendimento as pessoas. “Fazer sucesso denegrindo os profissionais de enfermagem é um risco. Capítulo após capítulo, o autor trata com banalidade nossos profissionais que trabalham diuturnamente. Não escolhemos a quem vamos cuidar, todos merecem respeito e dignidade no tratamento. Protagonizar a vida real seria mostrar as unidades de Saúde, mas infelizmente entendemos que a campanha de desvalorização da enfermagem tem um forte patrocinador. Não aceitamos, a enfermagem merece respeito”, reforçou Mário Jorge Filho.
Fonte: Assessoria Sateal