Rodada de Palestras movimenta enfermagem alagoana

Rodada de Palestras movimenta enfermagem alagoana


Publicado em: 19/11/2013 13:28 | Autor: 324

Whatsapp

 

Cerca de 300 pessoas, entre profissionais, professores e estudantes de enfermagem, participaram da I Rodada de Palestras, promovida pelo Sateal, em parceria com a Faculdade Seune. O evento, realizado no último dia 30 de agosto, no auditório da instituição de ensino teve como tema O Trabalho da Enfermagem em Debate e trouxe como palestrantes a professora Doutora da Escola de Enfermagem da USP e membro titular do grupo de trabalho que elaborou a Norma Regulamentadora N°32 do Ministério do Trabalho e Emprego, Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi, o coordenador do Comitê de Saúde e Segurança do Trabalho da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde – CNTS, Emerson Tenório e a Médica especialista de colo-proctologia da Uncisal, Carla Luz.
 
O presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, agradeceu a participação dos presentes e reforçou a importância do momento. “Esse evento tem como objetivo atender a demanda dos profissionais que sempre cobram atualizações sobre as Normas Regulamentadoras, bem como dos estudantes, que precisam ficar por dentro das práticas adequadas antes de ingressar no mercado de trabalho”, reforçou, lembrando que a proposta é promover outros eventos no interior do estado.
 
Nos temas das palestras, A NR32 na prática profissional da enfermagem: aplicabilidade, atualidades e novas tecnologias, A Epidemiologia na Segurança e na Saúde do Trabalhador e o Autocuidado: O gerenciamento do estresse.
 
Os participantes aprovaram a iniciativa e tiraram dúvidas. “Importante porque há muitos questionamentos no que diz respeito à aplicabilidade da Norma nas atividades do dia a dia dentro das unidades de saúde. Muitas vezes ficamos sem saber em que momento devemos agir de determinada forma em setores ou até em situações adversas”, explicou a técnica de enfermagem Maria Lúcia Soares.
 
Participaram da abertura o superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, Israel Lessa, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Lúcia Leite, o diretor da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde, Valter José, a representante da Seune, Rarys Costa e os palestrantes.

 

Fonte: Assessoria Sateal