SE INSCREVA AGORA: Sateal e Seune promovem rodada de palestras sobre a enfermagem

SE INSCREVA AGORA: Sateal e Seune promovem rodada de palestras sobre a enfermagem


Publicado em: 19/11/2013 12:53 | Autor: 324

Whatsapp

 

O Sateal e a Faculdade Seune, promovem a I rodada de palestras O Trabalho da Enfermagem em Debate, atividade que vai acontecer no dia 30 de agosto, das 8 às 12 horas, no auditório da Faculdade Seune, localizada na Rua Dom Antônio Brandão, 204, Farol, Maceió.
As inscrições serão gratuitas e podem ser feitas pelo site (CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA INSCRIÇÃO). Podem participar profissionais da enfermagem e de outras áreas da saúde de todos os níveis, estudantes, professores, representantes de entidades profissionais, técnicos e gestores dos setores público e privado.
O evento tem como objetivo colaborar na formação dos estudantes (muitos já atuando no mercado de trabalho como auxiliares ou técnicos de enfermagem), e dos trabalhadores, exercendo o papel social de instituições (Sateal e Seune) fomentadoras de práticas que ajudam no desenvolvimento profissional da categoria.
Na programação, A NR32 na prática profissional da enfermagem: aplicabilidade, atualidades e novas tecnologias, ministrada por Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi – Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo - USP) – e membro titular do grupo de trabalho que elaborou a Norma Regulamentadora N°32 do Ministério do Trabalho e Emprego. 
A primeira palestra foi selecionada com base na necessidade de informar aos profissionais e estudantes do setor, sobre a importância do conhecimento de práticas adequadas com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NR32), como forma de promover uma assistência adequada, minimizando riscos aos pacientes (usuários) e aos próprios trabalhadores.
A atividade também contará com a palestra A Epidemiologia na Segurança e na Saúde do Trabalhador, ministrada por Emerson Tenório – Bacharel em Direito pela Universidade Ritter dos Reis (UniRitter- Porto Alegre – RS) – e coordenador do Comitê de Saúde e Segurança do Trabalho da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde – CNTS.
Acompanhando a temática da atuação profissional, a segunda palestra reverte foca a atenção em saúde para o trabalhador da enfermagem. O palestrante desenvolve desde 2012, um levantamento das doenças que atingem os profissionais auxiliares e técnicos de enfermagem, quais as maiores incidências, tipos de acidentes/doenças do trabalho, o gênero mais afetado, e demais especificidades. O tema em questão atenta ao desenvolvimento de estratégias para as ações voltadas para a proteção e promoção da saúde do trabalho, dentro do seu ambiente de atuação.
A terceira atividade tem como tema Autocuidado: O gerenciamento do estresse, ministrada por Carla Luz - Médica formada pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas/ECMAL, especialista de colo-proctologia, homeopatia e acupuntura, com formação em psicologia transpessoal, bioenergética e visualização criativa.
Abordando necessidade do cuidado do profissional com a sua saúde, por meio do uso de terapias integrativas e complementares, que comprovadamente ajudam no processo de prevenção a doenças e reduzem a sensação de estresse. Um diferencial da palestra será a atividade prática promovida pela palestrante, demonstrando e ensinando alguns dos exercícios que ajudam a desacelerar em momentos de pressão no ambiente de trabalho ou até fora dele.
    Haverá ainda o lançamento da Cartilha de Combate ao Crack, desenvolvida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde – CNTS. 

 

 

Fonte: Assessoria Sateal