Auxiliares e técnicos do Pronto Atendimento Denilma Bulhões são obrigados a trabalhar sem enfermeiro

Auxiliares e técnicos do Pronto Atendimento Denilma Bulhões são obrigados a trabalhar sem enfermeiro


Publicado em: 19/11/2013 11:14 | Autor: 324

Whatsapp

 

O Sateal recebeu, nesta sexta-feira, 7, denúncia de que auxiliares e técnicas de enfermagem do Pronto Atendimento Denilma Bulhões, localizado no Benedito Bentes,  estão sendo obrigadas a prestar atendimento a população sema presença do profissional enfermeiro graduado.

Segundo informações, há um documento na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que determina que auxiliares e técnicos estão obrigadas a atender os usuários da unidade mesmo sem a presença do enfermeiro. A situação fere a Legislação, que reafirma a obrigatoriedade.

“É absurdo que a Sesau tenha até formalizado essa determinação que é totalmente ilegal. Não vamos permitir que o erro esteja institucionalizado pelo órgão que deveria servir de exemplo , e não ser conivente com uma situação vexatória como esta”, reforçou o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho.

O caso será encaminhado ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Ministério Público do Trabalho e a Sesau, pois a unidade é reincidente. “Por isso encontramos tantos casos de assédio moral nesta unidade, pois os auxiliares e técnicos não podem ultrapassar seu limite de responsabilidade e isso acaba irritando a população que vai em busca de atendimento”, completou.

 

Fonte: Assessoria Sateal