Presidente do Sateal volta a debater a implantação das 30 horas semanais

Presidente do Sateal volta a debater a implantação das 30 horas semanais


Publicado em: 18/11/2013 22:51 | Autor: 324

Whatsapp

 

Representantes do Fórum Nacional pelas 30 horas Já tem uma agenda movimentada essa semana. Nesta terça-feira, 28, o grupo se encontra pela manhã na sede da CNTS para discutir as estratégias para a reunião que acontecerá na parte da tarde com o Grupo de Trabalho que envolve representantes do Ministério da Saúde, entidades patronais e trabalhadores.

Na pauta com o GT, a avaliação do DIEESE quanto ao impacto financeiro da implantação da jornada de 30 horas semanais para a enfermagem brasileira. Representantes do setor filantrópico propõem que a redução da carga horária seja efetivada de forma fracionada.

No dia 9 de abril, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, restituiu o GT e propôs os seguintes itens para a implantação da jornada: A exclusão do benefício aos profissionais vinculados ao PSF; a redução da carga horária fracionada e a busca de meios legais para o PL ser alterado sem precisar voltar a tramitar no Senado.

“Esperamos que não apareçam mais solicitações sobre impactos, pois todos os estudos possíveis, realizados por órgãos do governo e entidades dos trabalhadores, já foram realizados e todos deram resultados iguais ou semelhantes. Diante de qualquer impasse, a categoria não descarta a possibilidade de uma ação mais enérgica contra o governo, caso o ministro Alexandre Padilha e a presidenta Dilma não cumpram o que prometeram na carta-compromisso encaminhada e amplamente divulgada aos profissionais e a sociedade”, enfatizou.

Mário Jorge aproveitou ainda para pedir que os profissionais auxiliares e técnicos continuem cobrando dos parlamentares a aprovação do projeto. “A enfermagem vale a vida e também vale voto. Em 2014 teremos eleições e precisamos ficar atentos aos políticos que apoiam as nossas causas”, completou.

 

Fonte: Assessoria Sateal