Unidade de saúde não funciona em Joaquim Gomes

Unidade de saúde não funciona em Joaquim Gomes


Publicado em: 16/11/2013 02:30 | Autor: 324

Whatsapp

 

Joaquim Gomes – A ferrugem a corroer a corrente presa pelo cadeado ao portão de entrada é o sinal de que por ali nada funciona, pelo menos por enquanto. Pronta desde outubro do ano passado, a Unidade Básica de Saúde (UBS), instalada no Assentamento Agrisa, em Joaquim Gomes, é um prédio reluzente, em meio ao mato, à espera da chegada dos equipamentos e de profissionais. 

A unidade, que custou mais de meio milhão de reais, ainda não foi repassada pelo Estado ao município. Enquanto isso, moradores das áreas rurais e lideranças sem-terra cobram o pleno funcionamento do posto. “Do jeito que vai, quando fizerem a abertura, terão de promover nova reforma por causa do longo período em que passou fechada”, critica o coordenador estadual do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), Josival Oliveira.

Ele revela que a UBS é de extrema importância para mais de mil famílias que moram em assentamentos, acampamentos e pequenas comunidades rurais de Joaquim Gomes. “É preciso que os governos municipal e estadual sejam mais ágeis e ponham a unidade para funcionar. Desta forma, os moradores da área rural não terão de se deslocar por até sete quilômetros para serem atendidos no Centro da cidade, onde o atendimento à saúde é deficiente”, criticou Oliveira.

A UBS foi construída em área do assentamento Agrisa por meio do Programa da Reconstrução, que compensou os municípios castigados pelas enchentes de 2010. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o governo de Alagoas investiu R$500 mil no projeto, oriundo do Tesouro Estadual.
A UBS, que tem o propósito de qualificar a Atenção Básica, irá disponibilizar salas de vacina, nebulização e curativo, uma farmácia, consultórios médico e odontológico, além de escovódromo, relacionou a Sesau. De acordo com a secretaria, a cessão para o município não ocorreu por “questões burocráticas” do Executivo municipal e em função do período eleitoral.

“Na próxima sexta-feira (15), gestores de Joaquim Gomes estarão na Sesau para transportar os equipamentos adquiridos pelo governo do Estado,  por meio de processo licitatório. Para começar a funcionar, basta que os gestores municipais instalem os equipamentos”, informou a Sesau.

O secretário-adjunto de Saúde de Joaquim Gomes, Jádson de Moura, garantiu que, uma vez liberados os equipamentos, o município colocará a UBS em funcionamento, no prazo de 15 dias. Segundo ele, os mesmos profissionais que já atuam no antigo posto do Programa de Saúde da Família da Agrisa serão relocados para a nova unidade. “Agora, tudo está resolvido e dentro de 15 dias a unidade estará funcionando”, prometeu Jádson de Moura.  

*Severino Carvalho - Reporter

 

Fonte: Assessoria Sateal com Gazeta de Alagoas