Enfermagem realiza manifestação pelo piso salarial da categoria no próximo dia 5

Enfermagem realiza manifestação pelo piso salarial da categoria no próximo dia 5


Publicado em: 06/08/2021 13:22 | Fonte/Agência: CNTS

Whatsapp

 

O Fórum Nacional da Enfermagem, composto pelas entidades representativas da Enfermagem Brasileira, realiza no dia 5 de agosto, em Brasília, às 12h30, o Ato Valorizar a Vida é Valorizar o SUS. O objetivo é chamar a atenção dos brasileiros e dos parlamentares para a aprovação do PL 2564/2020, que institui o piso salarial nacional da enfermagem vinculado a uma carga horária de 30 horas semanais para a categoria.

O ato será na Praça das Bandeiras, na Esplanada dos Ministérios, com a participação de trabalhadores, dirigentes e parlamentares. Além das manifestações, haverá audiência pública sobre o PL 2564 na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, às 15h. Todo o ato será transmitido pelo Facebook do Fórum e das entidades representativas.

No ano em que completa uma década de mobilização das principais entidades da Enfermagem no país – ABEN, Cofen, CNTS, CNTSS, FNE, ANATEN e ENEENF – o Fórum Nacional da Enfermagem pede a participação de todos neste grande ato e convida as entidades de base a se somarem na luta pela aprovação do piso salarial da enfermagem.

Vamos defender nossos direitos! Nossas vidas importam! Nosso trabalho tem valor!

Programação:

12:30 horas – Concentração

13 horas – Início do Ato “Valorizar a Enfermagem é Valorizar o SUS”

15 horas – Audiência Pública na CTASP da Câmara dos Deputados

 A Enfermagem pede socorro!

Nunca na História foi tão importante valorizar os profissionais da Enfermagem. Auxiliares, técnicos e enfermeiros estão entre as categorias que mais adoecem e morrem no combate à Covid-19. Neste período, as jornadas de trabalho se tornaram ainda mais exaustivas, afetando a saúde física, mental e emocional destes trabalhadores. Infelizmente, toda luta e sacrifício dos profissionais resultou em insensibilidade e desrespeito por parte dos empregadores, pois a categoria teve perda salarial de 11%, segundo o Dieese.

Na linha de frente do atendimento, os profissionais de enfermagem enfrentam também violência física, verbal e psicológica. Apenas 29% dos profissionais se sentem seguros em seus ambientes de trabalho, segundo dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil do Cofen e da Fiocruz. A pesquisa revela que 19,7% já sofreram violência no ambiente de trabalho, sendo: 66,5% violência psicológica, 26,3% verbal e 15,6% violência física.

Por tudo isto, estes profissionais necessitam de dignidade, respeito e valorização. A enfermagem está farta de aplausos e homenagens vazias. Os legisladores deste país precisam garantir que os trabalhadores da enfermagem exerçam sua profissão com dignidade. A Enfermagem exige respeito! A aprovação do piso salarial nacional representa valorização e dignidade para a categoria.

Redes sociais das Entidades do Fórum

Fórum – https://www.facebook.com/forumnacionaldaenfermagem

ABEN – https://www.facebook.com/ABEn-Nacional-202551919840028

COFEN – https://www.facebook.com/eucurtoaenfermagem/

CNTS – https://www.facebook.com/cntssaude

CNTSS – https://www.facebook.com/cntsscut/

FNE – https://www.facebook.com/portalfne

ANATEN – https://www.facebook.com/anatennacional

ENEENF – https://www.facebook.com/Eneenf

Contatos para Imprensa

Laura Glüer – (51) 999646797 (WhatsApp)

Guiomar Prates – (11) 989543972 (WhatsApp)

Cinthia Bispo – (61) 996964485