Justiça determina anulação da jornada 12x36h diurnas na Santa Casa de Maceió

Justiça determina anulação da jornada 12x36h diurnas na Santa Casa de Maceió


Publicado em: 08/04/2021 18:26 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

A Justiça do Trabalho em Alagoas, em decisão publicada nesta quinta-feira (08), julgou procedente a denúncia feita pelo Sateal contra a imposição da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, em negociar individualmente a escala 12h por 36h diurnas aos profissionais da enfermagem.

Na decisão, o juiz Nilton Beltrão determinou que em até 30 dias haja a nulidade de todos os acordos individuais firmados e que resultaram na adoção do regime 12h por 36h para os trabalhadores no turno matutino, devendo haver o retorno do cumprimento da escala de 6h.

A empresa poderá ainda ser multada em R$5 mil reais por trabalhador que estiver sendo obrigado a cumprir a jornada anulada. A decisão cabe recurso.  Leia a matéria completa no site sateal.org.br  

Ainda em seu parecer, o magistrado destacou que: “percebe-se que a negociação individual de compensação de jornada expõe nitidamente a vulnerabilidade do empregado frente ao interesse patronal, ao mesmo tempo em que fragiliza a categoria profissional como um todo, ao trazer para a discussão individual tema de consequências coletivas”, destacou Beltrão.

O Sateal entrou na Justiça contra a Santa Casa de Maceió após diversas denúncias de que a empresa pressiona os trabalhadores a consentir a prática de jornadas de trabalho exaustivas e perigosas a saúde do profissional e a assistência ao paciente. Além da jornada desumana, a Santa Casa não oferece locais de descanso apropriados, caso que está sob investigação na Procuradoria Regional do Trabalho.