Combate à Covid-19: Alagoas volta à Fase Vermelha de Distanciamento Social; Veja o que muda

Combate à Covid-19: Alagoas volta à Fase Vermelha de Distanciamento Social; Veja o que muda


Publicado em: 19/03/2021 16:37 | Fonte/Agência: Ascom - Com Sesau

Whatsapp

 

Desde a meia noite desta sexta-feira (19) e, pelos próximos 14 dias, os 102 municípios alagoanos estarão na Fase Vermelha de Distanciamento Social Controlado, em mais uma ação do Plano Estadual de Enfrentamento à Covid-19. Com isso, o setor comercial segue novos horários de funcionamento e a população terá restrição de circulação entre as 21h e às 05h da manhã.

A abertura de bares e restaurantes com atendimento presencial também fica restrita, podendo operar em delivery e no sistema pegue e leve. O transporte intermunicipal de passageiros em todo o Estado deve ocorrer com 30% de sua capacidade e o acesso a praias, rios e lagoas durante os finais de semana está proibido.

O funcionamento de academias de ginástica fica limitado a 30% do público, mas, a prática esportiva será vedada para pessoas com mais de 60 anos de idade ou com comorbidade. As igrejas poderão funcionar, mas, com apenas 30% do total. Salões de beleza deverão atender exclusivamente a partir de agendamento e com capacidade também reduzida.

No caso do comércio, os estabelecimentos seguem com permissão para funcionar, mas, com alteração nos horários. Para as lojas localizadas no Centro, o funcionamento será das 9h às 17h, com fechamento obrigatório aos sábados, domingos e segundas-feiras. Lojas de rua e galerias funcionarão das 10h às 18h, com funcionamento vedado também aos sábados, domingos e segundas. Já no caso dos shoppings, o horário será das 11h às 20h, com fechamentos aos sábados, domingos e terças-feiras.

Restrição – A restrição de horário para a circulação de pessoas é a maior novidade do decreto. “O cidadão não poderá circular após 21h se não estiver em destino de alguma necessidade para a sua família”, esclareceu o governador Renan Filho. O impedimento não atinge quem estiver em direção a algum serviço essencial; os trabalhadores de maneira geral, incluindo os entregadores de delivery; e quem trafega no modo pegue e leve dos restaurantes.

No caso das academias, o usuário precisará comprovar, por meio de declaração, que não possui comorbidades. E no caso dos salões de beleza, não poderá haver fila de espera. “Se você possui estabelecimento dessa natureza, por favor, agende o horário do seu cliente para evitar que seja fechado por aglomeração”, alertou Renan Filho.

Bares e restaurante podem continuar a oferecer delivery e a modalidade pegue e leve. Por se tratarem de serviços essenciais, as feiras livres continuam com o funcionamento permitido, assim como as aulas da rede privada não serão paralisadas ao longo do novo período de restrição.