Sateal notifica H. Clodolfo Rodrigues por práticas ilegais a trabalhadores

Sateal notifica H. Clodolfo Rodrigues por práticas ilegais a trabalhadores


Publicado em: 19/03/2021 16:36 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

Santana do Ipanema, após receber denúncias de que trabalhadores afastados do trabalho por vulnerabilidade a contaminação pela Covid-19 (comorbidades), estariam retornando ao serviço sem avaliação médica prévia.

Além disso, a todos os trabalhadores está sendo imposta a prática de dobras de plantões de até 24h por escala, suspensão de folgas e aplicação de advertências e suspensões quando o trabalhador alega estresse, cansaço ou sobrecarga. 

Esses profissionais estão assumindo pelo menos dois setores de atendimento, incluindo os de casos de coronavírus. Além de recomendar que a prática seja imediatamente suspensa na unidade e a empresa revogue as punições já aplicadas, o Sindicato alerta que, caso a situação persista, irá ajuizar ação por danos morais coletivos com o pedido de ressarcimento dos valores descontados.

O Sindicato reforçou que vai enviar as provas das práticas ilegais do Hospital ao Ministério Público do Trabalho para que o MPT notifique a empresa e puna os responsáveis. A entidade de classe lembrou que o órgão orientou todas as empresas de saúde a não descontar valores ou obrigar a compensação de horas para os profissionais afastados sob força da lei.