Enfermagem enfrenta demissões em massa no Hospital São Vicente, de União dos Palmares

Enfermagem enfrenta demissões em massa no Hospital São Vicente, de União dos Palmares


Publicado em: 01/02/2021 13:32 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

Está agendada para a próxima segunda-feira (07), às 11h, uma audiência na Procuradoria Regional do Trabalho para discutir a situação dos trabalhadores da enfermagem que enfrentam demissões em massa no Hospital São Vicente de Paulo, em União dos Palmares. Até o momento já foram efetivadas 26 demissões e a estimativa apresentada pela direção do hospital em reunião com os trabalhadores e o Sindicato aponta para 102 demissões ao todo.

A direção do São Vicente informou que a crise na receita veio após a inauguração do Hospital da Região da Mata, do governo, e que pretende manter apenas os serviços de obstetrícia funcionando no Hospital, encerrando os demais. O Sindicato vai ajuizar ações na Justiça do Trabalho para garantir que todos os direitos sejam pagos.

A direção alegou não ser possível manter os trabalhadores, pois não há garantias para pagar os salários dos que ficaram trabalhando, além das multas de 40% nas rescisões dos contatos, uma vez que a receita para pagar a conta vem da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e há atrasos nos repasses para o São Vicente.

Segundo Mário Jorge, o sentimento dos profissionais é de total indignação. “Uma falta de consideração e respeito do Hospital, além do questionamento sobre a postura da direção, que não demitiu os trabalhadores dos serviços que não vão ter continuidade. O que aconteceu foi um pente fino”

O presidente já havia manifestado junto aos a preocupação com a saúde financeira do Hospital São Vicente, uma vez que suas receitas vinham em sua totalidade do convênio com a Secretaria de Saúde. “A empresa nunca procurou diversificar as rentabilidades, como planos de saúde, convênios com municípios”.