Auxiliares e técnicos de enfermagem associados ao Sateal estão recebendo protetores faciais para atuar na linha de frente no enfrentamento do Coronavírus. O presidente do Sindicato lembra que é obrigatório a todas as empresas do setor saúde o fornecimento dos EPI’s completos aos profissionais.
“Estamos reforçando a proteção devido a preocupação com nossos trabalhadores da linha de frente, considerando que a enfermagem tem sido, mais uma vez, o segmento mais exposto nessa pandemia”, destacou Mário Jorge, lembrando que denúncias de não fornecimento de material completo devem ser enviadas ao Sindicato, bem como ao Ministério Público do Trabalho.
O protetor facial é usado quando a função desempenhada gera partículas voadoras que podem causar contaminações. O protetor atua também como barreira entre calor excessivo, luminosidade excessiva, resíduos químicos que podem espirrar e radiação.
“Trata-se de um item de proteção individual que se tornou indispensável e, apesar disso, muitas unidades de saúde não estavam fornecendo ou obrigando os profissionais a revezar seu uso. Embora seja reutilizável, é essencial que o equipamento seja usado apenas por uma pessoa, pois do contrário torna-se item contaminante”, completou o presidente.