Sateal denuncia Santa Casa de Maceió por coagir profissionais a adotar escala abusiva

Sateal denuncia Santa Casa de Maceió por coagir profissionais a adotar escala abusiva


Publicado em: 30/04/2020 15:30 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

O Sateal formalizou denúncia na Procuradoria Regional do Trabalho contra a Santa Casa de Maceió, por coagir os profissionais a fechar acordos individuais para estabelecer jornada diurna e/ou noturna de 12 (doze) horas de trabalho por 36 (trinta e seis) horas de descanso, sem direito a folga semanal. A empresa colocou o início da jornada para segunda-feira, 04 de maio. A medida já foi suspensa pelo hospital, após notificação da PRT.

No vídeo recebido pelo Sindicato, uma mulher narra como os profissionais devem preencher o documento, entregue a todos os trabalhadores da enfermagem. “Tivemos acesso ao documento e encaminhamos, junto com os vídeos, para o Ministério Público. Esse acordo anula a folga semanal, direito importante e necessário a saúde física e mental do profissional”.

Aproveitando a situação atual da pandemia, as empresas estão agindo de modo oportunista e retirando a folga, conforme denúncias. O Sateal vai continuar denunciando ao MP as empresas que fizeram alteração na escala de trabalho de forma individual e sem o acordo coletivo, como as empresas denunciadas vinham fazendo.

Ação dos Sindicatos reverteu situação no Hospital do Coração

A atuação conjunta dos Sindicatos dos Auxiliares e Técnicos, Enfermeiros e Empregados em Serviços Gerais junto com a Procuradoria Regional do Trabalho a partir de denúncia dos profissionais conseguiu impedir a implantação da escala 12x36 no Hospital do Coração, em Maceió. A empresa propôs jornada semelhante, e a agilidade na atuação da entidade junto a Procuradoria reverteu a situação a favor dos trabalhadores.

“Uma jornada nessa proporção causaria um colapso na saúde dos trabalhadores. Essa jornada causa adoecimentos e danos irreparáveis, tanto para profissionais quanto para os pacientes, que sentirão o reflexo desse atendimento”, completou Mário Jorge.