Sateal recebe denúncias de precariedade no fornecimento de EPI’s

Sateal recebe denúncias de precariedade no fornecimento de EPI’s


Publicado em: 23/03/2020 16:28 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

O Sindicato vai demandar a Procuradoria Regional do Trabalho uma série de denúncias recebidas apontando a precariedade de unidades de saúde públicas e privadas no fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual para proteção dos trabalhadores.

Nas denúncias, os profissionais relatam a falta de máscaras, luvas e demora para a troca dos materiais descartáveis e até a ausência de protocolo de atendimento para pacientes com suspeita de contaminação pelo Covid-19.

PARA DENUNCIAR, MANDE UMA MENSAGEM VIA WHATSAPP (ÁUDIOS, TEXTOS, FOTOS OU VÍDEOS) PARA OS NÚMEROS 9.9612-9937 (SATEAL) - 9.8154-6584 (COREN/AL). 

A Procuradoria do Trabalho em Alagoas solicitou ao Sindicato que todas as denúncias sejam enviadas pelo WhatsApp, com objetivo de agilizar a notificação para as empresas que estiverem descumprindo o que determina as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e o protocolo do Ministério da Saúde.  

O procurador Rodrigo Rafael pediu que os profissionais enviem notícias diariamente. “As coisas estão mudando constantemente, então é preciso que estejamos atualizados sobre as condições das empresas antes de notifica-las, a fim de evitar perda de tempo caso a situação já tenha sido reparada”, destacou o procurador.

Em um dos áudios, a denunciante relata que as equipes “estão sem saber” onde instalar pessoas que dão entrada com suspeita de contaminação, e que vários pacientes estão misturados em alas nos hospitais. Em outro, a técnica denuncia que o hospital está contingenciando EPI’s e obrigando os profissionais a reutilizar máscaras.

O presidente pede que os trabalhadores continuem denunciando. “Todas as empresas que não estão adotando a medidas de segurança apropriadas devem ser notificadas para corrigir a situação”, aponta Mário Jorge.