Sateal formaliza denúncia de assédio moral contra enfermeira do HGE na Procuradoria

Sateal formaliza denúncia de assédio moral contra enfermeira do HGE na Procuradoria


Publicado em: 30/01/2019 20:54 | Fonte/Agência: Ascom com Coren

Whatsapp

 

Sateal formaliza denúncia de assédio moral contra enfermeira do HGE na Procuradoria

Foto do Boletim de Ocorrência registrado na Polícia nesta terça-feira (29)

O Sateal protocolou, nesta quarta-feira (30), na Procuradoria Regional do Trabalho, ofício em que pede providência do órgão para acompanhar e intermediar o caso mais recente de assédio moral contra profissional de enfermagem registrado no Hospital Geral do Estado (HGE).

A Procuradoria já recebeu outras denúncias demandas pelo Sateal de situações semelhantes ao caso registrado essa semana e recomendou a Secretaria de Estado da Saúde a criação da Comissão Contra Assédio Moral no Ambiente de Trabalho para monitorar e coibir ocorrências dessa natureza. 

“A procuradoria, durante as audiências relacionadas aos casos de assédio moral envolvendo unidades do estado determinou a criação da referida Comissão, que não tem surtido qualquer efeito na prática”, destacou Mário Jorge Filho.

O Sindicato elaborou uma nota de repúdio e solidariedade a profissional e ressaltou a importância de denunciar os casos de assédio e agressões verbais aos órgãos competentes.

Veja a nota

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal), vem a público manifestar verdadeiro repúdio a postura da diretora geral do Hospital Geral do Estado (HGE), que desrespeitou as atribuições relacionadas ao exercício da enfermagem, adotando uma postura antiprofissional e antiética.     

O repúdio estende-se a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que recebe constantemente denúncias dessa natureza e até o momento não adotou qualquer providência no sentido de coibir e punir ações que degradem os profissionais da enfermagem em seus ambientes de trabalho.

O Sateal reforça a importância da denúncia de casos de assédio moral e agressões verbais aos órgãos oficiais, a fim de que as ocorrências sejam registradas, investigadas e os responsáveis sejam devidamente punidos.    

Configura-se situação de assédio moral quando há humilhações, afrontas, constrangimentos, rebaixamento, xingamentos, vexame. É constante que estas e outras situações são enfrentadas pelos trabalhadores do estado, que são mortificados por essa prática. Muitos estão afastados do ambiente de trabalho para se preservar, podendo até sofrer transtornos e depressão.

Maceió, 30 de janeiro de 2019.

Entenda o caso

A enfermeira estava trabalhando na área verde do Hospital Geral do Estado de Alagoas na última segunda (28), quando a diretora geral Marta Celeste de Oliveira Mesquita ordenou a que a vítima fizesse a retirada das macas do corredor da área. Ao afirmar que estava aguardando o profissional responsável para solucionar a situação, a diretora alterou o tom de voz e expulsou a vítima do local na frente de funcionários, pacientes e acompanhantes.

“Ela disse que eu não trabalhava mais no HGE e que iria me devolver para a Secretaria de Estado da Saúde, me humilhou na frente de todos”, relatou. Após o acontecido, a enfermeira encaminhou um documento com o relato assinado por ela e outros profissionais como testemunha para a coordenação da enfermagem.

A profissional já registrou o Boletim de Ocorrência no Complexo de Delegacias Especializadas – CODE. Representantes Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) acompanharam a vítima. O caso será acompanhado e as providências cabíveis ao Conselho serão tomadas.