Em fiscalização conjunta realizada no último dia 13, representantes do Sateal (auxiliares e técnicos) e do Sineal (enfermeiros) constaram diversas irregularidades na saúde do município de São Brás. A visita da equipe aconteceu no prédio do antigo hospital, que de dia funciona como unidade básica de saúde e a noite como pronto atendimento.
As irregularidades encontradas foram denunciadas ao Conselho Regional (Coren) e devem ser enviadas ao Ministério Público Estadual e a Procuradoria do Trabalho, caso o município mantenha as condições atuais de trabalho. Em reunião com a secretária adjunta, os representantes dos sindicatos cobraram uma reunião para apresentação de propostas a fim de resolver a situação dos profissionais.
Foi verificado que os profissionais trabalham em ambientes com péssimas condições de higiene. O local de descanso é insalubre, não há coordenação e técnicos de enfermagem trabalham sem a presença do enfermeiro supervisor. Os trabalhadores são obrigados a dobrar plantões por falta de mão de obra, indicando ainda a total ausência de dimensionamento. O município não fornece equipamentos de proteção, fardamento ou refeições noturnas.
A prática de assédio moral por parte da coordenadora da equipe de saúde da família também foi denunciada pelos trabalhadores.