Jornal O Dia faz grande reportagem sobre Assédio virtual no ambiente de trabalho

Jornal O Dia faz grande reportagem sobre Assédio virtual no ambiente de trabalho


Publicado em: 06/02/2018 12:34 | Autor: 324

Whatsapp

 

O semanário O Dia elaborou uma grande reportagem sobre assédio virtual no ambiente de trabalho. O conteúdo faz um detalhamento sobre os tipos de assédio mais comuns, bem como entrevistas de representantes de órgãos de fiscalização sobre como identificar situações constrangedoras.

Dentro das entidades sindicais que mais registra e encaminha casos de assédio moral está o Sateal. Em depoimento para o jornalista, o presidente citou um dos últimos casos recebidos pelo Sindicato.

“É muito importante que este assunto seja abordado pela imprensa e esmiuçado pelas autoridades, a fim de chamar a atenção da sociedade para o tema e dos profissionais, que podem estar sendo vítimas e não atentaram para a situação”, declarou Mário Jorge.

Confira a matéria abaixo.

Assédio virtual: a nova ameaça no ambiente de trabalho

Marcelo Alves – Repórter

Ambientes de trabalho sob nova ameaça. Ataques por meio de mídias digitais. Do mundo real, o assédio surge com outro formato e acessa o universo online. O perigo recebe o nome de assédio virtual, que pode ser moral ou sexual, e já causa preocupação. Tanto no espaço físico quanto no digital, os danos provocados aos trabalhadores têm a mesma proporção. Algumas vítimas denunciam. Outras temem contar que sofrem com a situação. As denúncias feitas estão sendo investigadas. Como medidas de proteção, códigos são criados.

Denúncia de assédio virtual contra técnica de enfermagem segue sob investigação do Ministério Público do Trabalho, em Alagoas (MPT/AL), segundo informou o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem em Alagoas (SATEAL), Mário Jorge Filho. De acordo com Mário Jorge, uma profissional da área de saúde (que ele preferiu não identificar para evitar retaliação) disse ter tido o seu atestado médico com as informações da doença que a afastou dos serviços publicado em um grupo de WhatsApp do seu local de trabalho.

“Um gestor de uma unidade de saúde de Maceió deu publicidade ao atestado médico de sua funcionária em um grupo de WhatsApp do trabalho. Na publicação feita pelo gestor, que é o administrador desse grupo (WhatsApp), causou constrangimento a funcionária ao divulgar a patologia dela. Isso é antiético e constrangedor”, disse Mário Jorge, que também preferiu não informar o nome do gestor, para não atrapalhar a investigação. Este caso é um dos inúmeros que são denunciados ao SATEAL-AL, conforme informou o presidente do sindicato. “A prática de assédio virtual é constante. Não é novidade que estes casos acontecem, mas somente agora está havendo divulgação”, disse.

Para o presidente do SATEAL-AL, o assédio virtual é fácil de ser identificado. “É fácil, sim, identificar um assédio virtual. Quando chega a denúncia, apuramos. Quando confirmada, passamos o caso para os órgãos competentes. Diante da gravidade é feito até Boletim de Ocorrência”, disse.

CONTINUE LENDO, CLIQUE AQUI