Técnico de enfermagem realiza pesquisa cientifica sobre a história do Sateal

Técnico de enfermagem realiza pesquisa cientifica sobre a história do Sateal


Publicado em: 29/09/2017 19:47 | Autor: 337

Whatsapp

 

Com o trabalho intitulado “Circunstâncias de criação do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas, de 1987 a 1993”, o estudante de enfermagem Reinaldo dos Santos Moura, finalizou a pesquisa realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) por meio da Faculdade Seune. A pesquisa foca nas linhas de pensamento: classe, hegemonia e cultura. O trabalho deve ser apresentado à banca analisadora da Faculdade e representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), em outubro.

“O projeto pontua muitos aspectos, fazendo ainda um recorte histórico sobre o comportamento da sociedade alagoana, como foi à aceitação do sindicato como representante da nossa categoria nos diversos momentos da história política do nosso país e do estado”, explica o autor, que é técnico de enfermagem.

A escolha do objeto de pesquisa não é aleatória. “O profissional do nível médio é um dos mais explorados dentro da classe da saúde. Mapeei o esforço dessa categoria para organizar-se politicamente na busca pelo respeito e na garantia do direito a representatividade”, acrescentou. O trabalho será referencial teórico para o mestrado, pois Reinaldo pretende seguir pesquisando sobre o tema.

Ao entregar uma cópia do trabalho ao presidente, Mário Jorge Filho, e ao secretário geral, José George dos Santos, Reinaldo agradeceu aos dirigentes pela disponibilidade nas entrevistas e acesso ao acervo histórico. A pesquisa deve continuar levantando informações sobre a atuação mais recente do sindicato. Dessa vez o estudo contará com a colaboração das estudantes Nathalia Aria Silva e Thayane Pergentino.

“É uma grande satisfação para nós receber uma pesquisa tão aprofundada sobre a história do Sateal. Estamos agradecidos a Reinaldo por dedicar seu tempo e horas de estudo para fazer um levantamento fidedigno à história de criação do Sindicato. Ele (autor) teve muito cuidado na apuração e foi extremamente minucioso ao relatar os acontecimentos que marcaram a nossa trajetória. Faremos o possível para divulgar essa história tão nobre e importante dos trabalhadores da enfermagem no cenário sindical brasileiro”, ressaltou Mário Jorge.