Diretor do Sateal é homenageado pelo trabalho em prol da vigilância em saúde na rede privada

Diretor do Sateal é homenageado pelo trabalho em prol da vigilância em saúde na rede privada


Publicado em: 12/09/2017 17:54 | Autor: 337

Whatsapp

 

José George dos Santos, secretário geral do Sateal, foi certificado como profissional de relevante trabalho em prol da vigilância em saúde na rede privada alagoana. A homenagem foi entregue pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Conselho Estadual de Saúde (CES/AL), nesta segunda-feira (11), na abertura da I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde José Maria Constant. O propósito do evento, que acontece até esta terça-feira (12), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá, em Maceió, é propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde.

George iniciou sua trajetória na Santa Casa de Misericórdia de Maceió há mais de 45 anos. Como profissional de saúde atendente de enfermagem, formou-se no Serviço Pastoral da Santa Casa, a escola da própria instituição, que montava o corpo profissional do hospital. A escola era administrada pela madre superiora Eufrásia Costa. A gestora montava turma de apenas 13 alunos e desistências não eram substituídas, ou seja, a pessoa era preparada para fazer carreira dentro do hospital. O profissional é um dos poucos que está na ativa até hoje.

Foi o primeiro funcionário do serviço de quimioterapia (oncologia), e também colaborou no setor de necropsia, chefiada a época pelo médico Antenor Teixeira. “Aprendi como aluno e colega dos doutores Wilson Arraes e Euclídes Ferreira, dois médicos oncologistas que me ensinaram tudo sobre aplicação de quimioterapia nos pacientes. Também devo muito ao companheiro e chefe Ródio Gama Guimarães, que instigou-me a aperfeiçoar meu conhecimento, focado principalmente em amenizar o sofrimento de todos os pacientes”, descreve George. Com ampla experiência na área foi um dos fundadores da Clínica de Oncologia de Maceió (Clion), instituída pelo médico André Luiz.

George ainda passou por uma experiência de residente dentro do navio hospital do Projeto Hope, que ancorou no porto de Jaraguá por dez meses. Durante as 440 horas de aula, aprendeu com professoras americanas sobre atendimento em clínica médica e cirúrgica no departamento de enfermagem da escola sobre as águas. Ao longo de sua carreira profissional, passou de atendente para auxiliar de enfermagem e técnico e cuida dos pacientes e trata dos pacientes com câncer.

É membro fundador da Associação dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, fundou o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Sateal) e a Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Nordeste, da subsede Alagoas.

Participam do evento, usuários, prestadores de serviço e técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque, as propostas discutidas e aprovadas, serão levadas para a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que vai ocorrer de 21 a 24 de novembro deste ano. As propostas discutidas no evento têm como objetivo melhorar, aperfeiçoar e contribuir para uma melhor Vigilância em Saúde no SUS.

O gestor da saúde estadual, Christian Teixeira também entregou certificados a outros profissionais. Entre os homenageados, estavam o biólogo Hebert Charles, a assistente social Francisca Fátima Rodrigues, o veterinário Walmir Costa, o farmacêutico Francisco Renê Leite Gondim, a agente comunitária de Saúde da Sesau, Jade de Albuquerque, o odontólogo Cristiano Souza Silva, a agente de Endemias Maria Quitéria de Santana e a enfermeira Denise Leão Ciríaco.

Para o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Jesonias da Silva, o encontro está servindo para debater os avanços e desafios no âmbito da Vigilância em Saúde.  “Esse conjunto de atividades está proporcionando a obtenção de informações fundamentais para o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança que possa ocorrer nos fatores que determinam e condicionam o processo saúde/doença, em nível individual ou coletivo, com objetivo de se recomendar e adotar de forma oportuna para as medidas de prevenção e controle dos agravos”, destacou.

Além do secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira e da superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Cristina Rocha, participaram da abertura da I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, o gestor do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS/AL), Carlos Humberto Casado e o auditor federal de finanças e controle da Controladoria Geral da União (CGU), Sérgio Studart.

 

Com informações Ascom Sesau