Sateal lança campanha de valorização de auxiliares e técnicos de enfermagem

Sateal lança campanha de valorização de auxiliares e técnicos de enfermagem


Publicado em: 12/05/2017 18:06 | Autor: 337

Whatsapp

 

Entre os dias 12 e 20 de maio acontece a Semana Nacional da Enfermagem e o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) lança uma campanha de valorização da categoria técnica. O objetivo é destacar a importância dos auxiliares e técnicos de enfermagem para a saúde e também alertar para a necessidade de ofertar melhores condições de trabalho e de salário.

Para o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, atualmente a categoria enfrenta vários problemas no ambiente de trabalho, que vão desde a falta de condições de trabalho, a casos mais graves, como agressões e assédio moral. Mesmo em um cenário tão hostil para o trabalhador, os auxiliares e técnicos de enfermagem são peças fundamentais na assistência ao paciente, já que estão presentes em unidades de saúde 24 horas por dia.

“Em meio a esse cenário é fundamental destacar que estamos lutando constantemente pela valorização do profissional. Nacionalmente, as grandes bandeiras de valorização são a aprovação do piso nacional salarial e a jornada de 30 horas para a categoria. Claro que, além disso, é importante observar que gestores precisam oferecer melhores condições de trabalho e evitar que casos de agressões, de assédio moral e acidentes de trabalho continuem acontecendo e colocando em risco o trabalhador”, observa.

Enfermagem é a segunda maior categoria de trabalhadores do país

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), atualmente existem no país mais de 1,6 milhões de trabalhadores entre enfermeiros, auxiliares e técnicos. A área da saúde é composta por mais de 3,5 milhões de trabalhadores, dos quais cerca 50% atuam na enfermagem. Com isso, a categoria é a segunda maior do país, ficando apenas atrás do setor de metalurgia.

O último Perfil da Enfermagem apontou que em Alagoas existem quase 20 mil profissionais da enfermagem. Destes, 14.945 mil são auxiliares e técnicos de enfermagem, cerca de 78,7%, e outros 4.078 mil são enfermeiros, 21,3% do total de profissionais do estado.

O Sateal vem recebendo com cada vez mais freqüência denúncias de agressões sofridas por auxiliares e técnicos de enfermagem no ambiente de trabalho. Este ano, o último caso foi registrado no Hospital Portugal Ramalho, quando uma técnica de enfermagem foi agredida por um paciente.

Há também uma elevação no número de acidentes de trabalho sofridos por técnicos de enfermagem. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, somente em Maceió em 2016 foram registrados mais de 500 acidentes com material biológico e todas as vítimas eram auxiliares ou técnicos de enfermagem.

“O assédio moral e a sobrecarga de trabalho são grandes vilões dos trabalhadores, por isso é cada vez mais urgente a implantação do dimensionamento da enfermagem, além de se tomarem medidas para acabar com as agressões e casos de assédio no ambiente de trabalho”, disse Mário Jorge Filho.

Ascom Sateal